top of page

Festival Mineiridades, em Tiradentes, celebra a culinária e cultura mineiras

Em sua segunda edição, o Festival Mineiridades está prestes a encantar os amantes da gastronomia e da cultura mineira em uma celebração neste fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais. Com uma expectativa de público de 10 mil pessoas na cidade, o Festival reúne eventos musicais, gastronômicos e uma feira de produtos locais, com o objetivo de exaltar a rica culinária e as tradições culturais de Minas. 

A celebração será no Largo das Forras, em Tiradentes, um local histórico que traz a essência da cultura mineira. A programação será diversificada ao longo dos dias do evento e incluirá cursos, palestras, oficinas, shows e aulas de gastronomia. Além disso, haverá estandes dedicados à culinária mineira, com venda de queijos, cafés premium, vinhos e azeites. 

"É com muito orgulho que novamente celebramos Minas Gerais, em um evento gratuito, que nasceu do nosso desejo de democratizar o acesso à riqueza da cultura e da gastronomia do estado”, destaca Luiz César Costa, organizador do evento. “O Mineiridades se propõe a ser um momento para celebrar nossa gastronomia, valorizar os autênticos produtos e as técnicas de produções artesanais de Minas Gerais e para que as pessoas possam desfrutar dos incríveis talentos musicais da nossa região”, afirma ainda Costa. “Nosso compromisso vai além do entretenimento, é uma celebração da nossa identidade, da nossa terra e das nossas raízes, abrindo portas para que todos possam explorar, apreciar e se orgulhar da riqueza cultural e dos sabores que Minas Gerais tem a oferecer.” 

A Harsco Environmental é a patrocinadora do Festival Mineiridades. A empresa fornece soluções e serviços ambientais para o setor siderúrgico e atua na vanguarda da economia circular. Atualmente, 70% do setor siderúrgico brasileiro utiliza os serviços ambientais de processamento de resíduos oferecidos pela companhia. 

Wender Alves, presidente da Harsco na América Latina, enfatiza a importância do evento e a identificação da Harsco com Minas Gerais: "O Festival Mineiridades, patrocinado pela Harsco, reforça a ligação da nossa empresa com Minas Gerais, onde a Harsco iniciou suas operações no Brasil, e de contribuir com a celebração da rica cultura desse estado, que faz parte da história da nossa companhia”, ressalta o executivo. 

A Harsco tem quatro unidades de produção em Minas: Ipatinga, Ouro Branco, Jeceaba e Timóteo. Essa última, inclusive, é o local onde a companhia produz o AgroSilício, um fertilizante e corretivo de solo sustentável, proveniente da reciclagem de resíduos da produção siderúrgica, que tem o potencial de contribuir significativamente com a agropecuária mineira e a produção da rica gastronomia do estado. 

Em uma conexão que valoriza a gastronomia e cultura mineira, o Festival Mineiridades marca o início das celebrações da Semana da Inconfidência Mineira, promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes e outros patrocinadores da iniciativa privada . 

Para mais informações e atualizações sobre a programação, visite o perfil oficial do Festival Mineiridades no Instagram. Já para mais informações sobre a Semana da Inconfidência, acesse o site oficial do evento. 

 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page