top of page

Filial brasileira da Henkell Freixenet se torna hub de negócios e inovação para toda a América Latina

Estratégias assertivas de marketing, educação do consumidor, diversificação de portfólio, inovação de produtos e fidelização de clientes. Esses são os pilares de negócios do grupo Henkell Freixenet no Brasil desde 2018, quando a vinícola espanhola e alemã se uniram para se tornar uma potência no universo de vinhos espumantes. Como resultado de muito sucesso nos últimos anos, a filial brasileira alcançou o status de maior crescimento entre as outras 30 filiais da Henkell Freixenet a nível mundial, tornando-se um mercado estratégico para a matriz nos próximos anos. Agora, em 2024, foi eleito o hub oficial de negócios e inovação para todas as operações da América Latina.

 

O objetivo é levar toda a expertise aplicada no Brasil para os países vizinhos, além de melhorar as experiências dos clientes e impulsionar os negócios, com base em uma visão 360º, visando oportunidades de mercado, parcerias e planejamentos assertivos de marketing. O Uruguai é um exemplo. O escritório, inaugurado em setembro de 2023, já é administrado pela filial brasileira, que lidera toda a estratégia de negócios e comunicação, além de operar como centro logístico para o Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Como novidade para 2024, a Henkell Freixenet Brasil também será a subsidiária a liderar a abertura de novas filiais na América Latina.

 

Por trás de todo esse sucesso, Fabiano Ruiz, até então diretor executivo da companhia, foi promovido à vice-presidente da Henkell Freixenet Latam e CEO da Henkell Freixenet Brasil, passando a ser o responsável por comandar as estratégias junto a um time de mais de 50 pessoas em 20 países. “Conquistar esse território do mercado é um mérito grande para a equipe, que trabalha com uma visão 360º, analisando dados e entendendo as oportunidades. Tivemos movimentos assertivos e estratégicos no Brasil que motivaram a escolha de nos colocar como hub de negócios. Agora, o desafio é perpetuar o crescimento de maneira saudável”, explica.

 

Quando o executivo chegou à empresa, em 2009, a companhia vendia apenas 100 mil garrafas no país. Após 15 anos, o cenário é outro. E não faltam motivos para celebrar, isso porque o grupo teve um crescimento de 32% em faturamento no último ano, alcançando 34% de market share na categoria de espumantes importados no Brasil. “Superamos a meta de vender mais de 3 milhões de garrafas em 2023 e, agora, o objetivo é alcançar 3,7 milhões de garrafas vendidas no ano de 2024”, comenta Fabiano.

 

Para o executivo, o diferencial do grupo é a modernidade e inovação. “O fato de nos adaptarmos rapidamente às novas tendências do consumidor e do mercado de bebidas faz toda a diferença”, pontua. Segundo ele, esse espaço tem sido conquistado pelo consumidor brasileiro que entendeu como o espumante é uma bebida versátil e que pode fazer parte das comemorações do dia a dia e não somente nas grandes celebrações e datas especiais, como casamentos e Réveillon.

 

Dados mostram que 1 em cada 10 espumantes vendidos no mundo é do grupo Henkell Freixenet. Já no Brasil, a cada 3 espumantes importados consumidos, 1 é Freixenet. Entre os rótulos mais procurados, tanto no e-commerce quanto nos pontos de venda físicos, estão os Cavas da linha clássica, como Carta Nevada, Cordón Negro e Rosado, além das linhas de alta gama como Cuveé de Prestige e Elyssia. Já para os consumidores que buscam bebidas sem álcool, a Freixenet, que possui o espumante Freixenet Zero Álcool há três anos, está apostando na linha de vinhos Zero Álcool tinto, branco e rosé em 2024, com perspectiva e resultados muito positivos. Outras marcas do grupo também têm destaque no portfólio da filial brasileira, são elas: Mionetto, Segura Viudas e os lançamentos para 2024, como o Crémant Gratien & Meyer e o Champagne Alfred Gratien. Os produtos e suas linhas estão disponíveis no e-commerce oficial do grupo, além de empórios e varejos de grandes marcas em todo o país.

 

Sobre Henkell Freixenet

Em 2018, a espanhola Freixenet, uma das maiores produtoras de Cavas do mundo há mais de 150 anos, e a alemã Henkell, empresa com mais de 190 anos de história no mercado, se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de espumantes. A fusão permitiu que o grupo ampliasse seu portfólio, trazendo, os espumantes das marcas Henkell, alemão, e Mionetto, italiano. Atualmente, no portfólio da marca no país, estão disponíveis vinhos espanhóis boutiques como Solar Viejo (D.O. Rioja), Valdubón (D.O. Ribera del Duero e D.O. Rueda), Orube (D.O. Rioja) e Vionta (D.O. Rias Baixas), os rótulos Cordón Negro, Carta Nevada e Cava Rosado, o Freixenet Vintage Brut Nature (sem adição de açúcar), Freixenet Zero Álcool, a linha Ice (para degustar com gelo) e a coleção Premium, Elyssia Gran Cuvée, Elyssia Pinot Noir, Reserva Real, Cuvée D.S.


Comments


bottom of page