top of page

Fotógrafo brasileiro de guerra André Liohn é o convidado do próximo encontro do Projeto Imagem Sem Fronteiras, na galeria Olho de Águia

A terceira edição do projeto “Imagem Sem Fronteiras” retoma as atividades com o convidado André Liohn, no terceiro encontro da programação do projeto que já contou com a presença de Walter Firmo e do sérvio Goran Tomasevic, que como Liohn, também atua em zonas de conflito. André fará dois encontros com o público brasiliense. Um, para os amantes da fotografia no dia 24 de janeiro, das 9h às 12h, onde André convida os interessados para um debate sobre a profissão, equipamentos, técnicas e também sobre portfólios de trabalhos dos participantes. Das 14h às 17h, acontece um giro fotográfico sob a supervisão de Liohn. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo link https://acesse.one/andreliohn


No dia 25, às 19h, será apresentado o documentário “Você não é um soldado”, do qual André é o personagem central. Dirigido por Maria Carolina Telles, o filme conta sua história de mais de 15 anos de cobertura de conflitos ao redor do mundo, com registros do combate de rebeldes contra o regime de Miamar Kadafi na Líbia, da ofensiva do exército iraquiano contra o Estado Islâmico em Mossul, em 2016 no Iraque, além de cenas do reencontro de Liohn com os pais na cidade natal no interior paulista e dias em família com a mulher e filhos na Itália, onde moram. Após a sessão, que tem entrada franca, será realizado um bate papo com Liohn sobre seu trabalho. A noite também marca a abertura de uma exposição, que ficará aberta ao público na galeria Olho de Águia, durante trinta dias. 


 

André Liohn é reconhecido por sua atuação em zonas de conflito e guerra, incluindo recentemente a Ucrânia. Em 2011, ele se tornou o primeiro fotojornalista latino-americano a receber a prestigiosa Medalha de Ouro Robert Capa do Overseas Press Club, pelo seu trabalho na Guerra Civil da Líbia, e também foi indicado ao Prix Bayeux-Calvados des Correspondants de Guerre. Liohn nasceu na cidade de Botucatu, em São Paulo e aos 20 anos mudou-se para a Noruega, onde morou por 15 anos. Começou a fotografar aos 30 anos e logo nos primeiros anos da profissão conheceu o fotógrafo tcheco Anonín Kratochvíl que se tornou seu amigo e mentor intelectual. 


O projeto “Imagem Sem Fronteiras” conta com convidados de peso do fotojornalismo do Brasil e do exterior. Idealizado pelo fotógrafo Ivaldo Cavalcante, fundador do espaço galeria Olho de Águia em Taguatinga, o projeto, que conta com patrocínio do FAC- Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, tem como principal objetivo contribuir para a disseminação da cultura fotográfica e incentivar a formação de profissionais e estudantes de Fotografia, Cinema e Jornalismo.


Serviço:

“Imagem Sem Fronteiras”

Conversa e Giro fotográfico com o fotógrafo André Liohn

Onde: Espaço Cultural Galeria Olho de Águia

Quando: Dia 24 de janeiro de 2024, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Inscrições gratuitas pelo link https://acesse.one/andreliohn

Exibição do filme “Você não é um Soldado” com bate papo após a sessão e abertura da exposição de André Liohn.

Quando: Dia 25, às 19h

Entrada franca

Endereço: CNF 01, edifício Praiamar, loja 12, Praça da CNF, Taguatinga Norte 

Divulgação: Tátika Comunicação/ Kátia Turra: 61 (992247294)/@tatikaturra

Mais informações nas redes sociais do projeto @imagemsemfronteiras. 


Comments


bottom of page