top of page

FOTO BSB – III Festival de Fotojornalismo de Brasília aborda as “Novas Editorias” com Ivana Debértolis e Lela Beltrão


Zuleika de Souza (@Zuleikas) mediará o diálogo entre as fotógrafas e editoras de fotografia Ivana Debértolis (@everydaybrasil) e Lela Beltrão (@sumaumajornalismo), que abordam suas trajetórias e relação com a fotografia documental e as novas formas de editoria que moldam o panorama da fotografia contemporânea, exploram as oportunidades e os desafios oferecidos pelas plataformas digitais, redes sociais e outras tecnologias emergentes.


Ivana Debértolis é produtora cultural, editora e curadora de fotografia. Formada em fotografia pela Panamericana Escola de Arte e Design, trabalhou como fotógrafa independente em diversos setores, como moda e editorial, colaborando com revistas, editoras e veículos de imprensa de 2004 a 2018. Em 2014, inaugurou o Everyday Brasil, um projeto do qual é editora desde então. O projeto faz parte do Everyday Projects, uma organização global de fotografia que nasceu na África e tem representação em diversos países e regiões do planeta, com o objetivo de oferecer uma visão autêntica e abrangente da sociedade local por meio da fotografia documental e jornalística produzida por fotógrafos e fotógrafas na atualidade. Entre 2018 e 2019, colaborou com a VICE Brasil, escrevendo regularmente sobre fotógrafos brasileiros. Desde 2018, concentra-se exclusivamente em fotografia como editora, curadora e produtora de projetos, exposições e eventos culturais, com foco principal na fotografia documental brasileira contemporânea.


Lela Beltrão é fotógrafa de 1999, atuou em diversas áreas da fotografia. Em 2009 começou no fotojornalismo sendo subeditora de fotografia do Jornal Brasil Econômico, onde foi indicada ao Prêmio Esso de Fotojornalismo. Atualmente é editora de fotografia de Sumaúma Jornalismo e colaboradora do Jornal El País. É ativista pela democracia e faz parte do coletivo Fotógrafos e Fotógrafas pela Democracia. Desde a sua maternidade atuou também em prol do parto com respeito, fotografou mais de 200 partos e lançou 2 livros com o tema.


O FOTO BSB – III Festival de Fotojornalismo de Brasília tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (SECEC-DF).


Serviço: FOTO BSB – III Festival de Fotojornalismo de Brasília - Pílula do Festival Online: “Novas Editorias” com Ivana Debértolis e Lela Beltrão com mediação de Zuleika de Souza

Data: 24 de março (domingo) às 19 horas

Classificação indicativa: Livre.

Informações: festivalfotobsb.com.br

Instagram: @festivalfotobsb


Comments


bottom of page