Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz é lançada em Brasília/DF
top of page

Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz é lançada em Brasília/DF


A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz foi lançada, hoje, dia 12 de abril, na sede do CIEE em Brasília. O deputado Marco Bertaiolli (PSD/SP) presidiu o evento, ao lado de Humberto Casagrande, CEO do CIEE, e do Superintendente Institucional do CIEE, Rodrigo Dib. A solenidade contou com a participação de 15 deputados federais, além de autoridades e representantes de entidades de classe vinculadas à empregabilidade.

Os números de emprego da juventude no País ainda estão muito aquém das expectativas. Segundo Humberto Casagrande, o Brasil possui 48 milhões de estudantes no Brasil – o que equivale a um quarto da população do País. E somente um milhão de jovens faz estágio ou programa de aprendizagem. “A participação de todos os deputados dessa frente será de grande valia. Temos a necessidade de aumentar o número de vagas de aprendizes. Esse PL vai ajudar muito a destravar algumas amarras que temos nas conduções das contratações”, destacou o CEO do CIEE.

Na solenidade, o deputado Marco Bertaiolli - presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Aprendiz – falou das expectativas acerca do Programa Jovem Aprendiz e dos próximos passos, após a reunião das assinaturas, regimentalmente colhidas. “Agora, a Frente Parlamentar será oficializada. Vamos iniciar o trabalho e o primeiro passo será colocar em todos os estados brasileiros um parlamentar, coordenando a nossa frente para falar na defesa do programa Jovem Aprendiz, e dizer que este é um processo de formação de cidadãos para abrir as portas para o mercado de trabalho”.

Parlamentares presentes

Estiveram presentes os seguintes deputados federais: Marco Bertaiolli, Alex Santana, Luiz Gastão, Amanda Gentil, Camila Jara, Prof. Paulo Fernando, Defensor Stélio Dener, Flavia Morais, Roberto Monteiro, Jadyel Alencar, Benedita da Silva, Sonize Barboza, Erika Kokay, Rogéria Santos, Maria Rosas e Jeferson Rodrigues.


Além dos deputados, também acompanharam a solenidade Vilmar Rocha, presidente do PSD em Goiás, e Julio Cesar Ribeiro, secretário de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem busca inserir jovens entre 14 e 24 anos incompletos no mundo do trabalho de maneira segura, e longe da informalidade. O programa é a única medida pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil, uma vez que o adolescente precisa estar estudando, ou ter finalizado o Ensino Médio para se tornar aprendiz.

bottom of page