Grupo HEINEKEN, Sympla e Livre de Assédio disponibilizam treinamento contra assédio para brigadas de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil
- Rodrigo Carvalho
- há 6 horas
- 4 min de leitura
Com o objetivo de promover ambientes mais seguros e acolhedores para clientes e colaboradores, o Grupo HEINEKEN, a Sympla – plataforma de venda de ingressos e gestão de eventos no Brasil –, e a Livre de Assédio - primeira plataforma brasileira a unir tecnologia, metodologia própria e protocolos firmes contra assédio e discriminação - lançam o programa “Diversão com Respeito”, um treinamento on-line voltado à prevenção e combate ao assédio em bares, eventos e restaurantes de todo o Brasil.
A iniciativa é direcionada às brigadas – equipes que atuam na linha de frente do atendimento – e a todas as pessoas envolvidas com eventos, bares, agências, donos de estabelecimentos e demais profissionais do setor. O objetivo é fortalecer a cultura do respeito no food service, um dos segmentos mais movimentados e diversos do país. Abordando temas como a importância do consentimento, o que caracteriza discriminação, dicas práticas para estar preparado em eventos, entre outros, o treinamento estará disponível na plataforma Sympla Academy a partir de 19 de maio e poderá ser acessado por até dois anos.
Todo o conteúdo foi desenvolvido com base na legislação federal, em leis estaduais e em boas práticas nacionais e internacionais. Para garantir um verdadeiro domínio sobre o assunto, as empresas contam com a parceria da Livre de Assédio — primeira plataforma brasileira a integrar tecnologia, metodologia própria e protocolos rigorosos no combate ao assédio e à discriminação — que lidera os conteúdos e discussões do curso.
“Criar um ambiente seguro e acolhedor é uma responsabilidade coletiva. Nossa companhia já conta com uma frente de Direitos Humanos que atua diretamente no combate ao assédio em eventos de grande porte patrocinados por nossas marcas, como o Coala Festival e a Fórmula 1, onde, em 2024, implementamos ações efetivas de prevenção, acolhimento e orientação. Agora com o lançamento de “Diversão com Respeito”, buscamos não apenas preparar nossas equipes, como as brigadas, mas também incentivar que o público se sinta parte ativa na construção de um ambiente respeitoso”, explica Sirley Lima, Vice-Presidente do Jurídico do Grupo HEINEKEN.
A executiva destaca ainda a importância de contar com parceiros especializados no tema, que trazem conhecimento e vivência fundamentais para ampliar a conscientização e promover atitudes de cuidado, empatia e enfrentamento diante de situações de assédio ou discriminação.
"A Sympla acredita que a educação transforma. Por isso, se uniu à Livre de Assédio e ao Grupo HEINEKEN em uma iniciativa que passa a integrar o catálogo de cursos do Sympla Academy. A proposta reforça nosso compromisso em apoiar produtores de eventos, casas de shows, bares e restaurantes no enfrentamento e na prevenção ao assédio. Nosso objetivo é contribuir com informação e orientação, fortalecendo o papel da Sympla como parceira estratégica do setor e apoiadora de ações que promovem mais respeito e responsabilidade nesses espaços", afirma Ludmilla Fernandes, C-level responsável pelas iniciativas de educação da companhia.
"Trata-se de uma iniciativa de extrema relevância no enfrentamento à violência de gênero. Estamos falando da construção de uma rede de apoio às mulheres em ambientes de entretenimento e lazer. Capacitar profissionais, por meio do letramento de uma temática tão importante, vai permitir também a transformação em outros espaços de convivência dessas pessoas. É a ampliação de uma cultura de acolhimento, que tem o poder de romper com modelos tradicionais e contribuir na formação de uma sociedade mais justa e saudável para todos, conversando com as obrigatoriedades das novas leis e aterrissando as boas práticas que as marcas comungam em escala", afirmou a fundadora e CEO da Livre de Assédio, Ana Addobbati.
Ao final do treinamento, todos os participantes deverão realizar uma avaliação para comprovar o entendimento do conteúdo e obter o certificado de aptidão. O certificado tem validade de um ano, e a renovação deve ser feita anualmente por meio da recertificação. Isso garante que os participantes estejam sempre atualizados sobre os protocolos de prevenção ao assédio e à discriminação, bem como boas práticas para a construção de ambientes mais seguros e respeitosos.
Como parte desse compromisso, a companhia também conta com uma frente de Direitos Humanos que atua diretamente no combate ao assédio em eventos de grande porte patrocinados por suas marcas — como aconteceu em 2024, durante o Coala Festival e a Fórmula 1 —, reforçando ações de prevenção, acolhimento e orientação ao público.
Sobre o Grupo HEINEKEN:
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.
Commenti