top of page

GSH Banco de Sangue de Brasília informa horário de atendimento nesta semana de feriado

27 de mai. de 2024
2 min de leitura

Neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira, 30 de maio, o GSH Banco de Sangue de Brasília estará fechado, reabrindo em seu horário normal na sexta-feira, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). A instituição funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30. 

A unidade convida doadores habituais e novos voluntários a reservarem um momento durante este período de feriado (lembrando que o Banco de Sangue estará fechado apenas no dia 30) para apoiar esta nobre causa, que pode salvar até 4 vidas por doação. 

De acordo com a instituição, há uma tendência de queda nas doações nas semanas em que há feriados, pois, as pessoas programam seu lazer e não priorizam o ato da doação de sangue. 

“Neste momento em que já enfrentamos um déficit em nossos estoques sanguíneos de 60%, as doações são fundamentais para manter em equilíbrio nossas bolsas de sangue e atender com tranquilidade à demanda dos hospitais, ressalta Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação do GSH Banco de Sangue. 

Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones: telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.

 

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);

  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;

  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;

  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;

  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);

  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;

  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Brasília

Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)

Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648

Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30

Estacionamento gratuito para doadores no local.

 


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page