Hayek Global College e Tubarões do Cerrado firmam parceria inédita
- Rodrigo Carvalho
- 15 de fev.
- 4 min de leitura

A Hayek Global College, faculdade internacional localizada em Brasília, firmou parceria com os Tubarões do Cerrado, time de futebol americano fundado em 2004 na capital federal. Com o apoio, os jogadores terão acesso a benefícios que vão além do campo. Entre eles, poderão concorrer a bolsas parciais de estudo para atletas indicados pelo time, por meio do programa de Aluno-Atleta (Student-Athlete). Além disso, poderão participar de eventos e workshops voltados para o desenvolvimento de carreira, além de ter a possibilidade de continuar os estudos como atletas varsity em ligas universitárias americanas, como a NCAA e a NAIA.
“A parceria entre a Hayek Global College e os Tubarões do Cerrado representa a união de duas forças que compartilham um propósito em comum: uma faculdade que conecta estudantes brasileiros aos Estados Unidos e um time profissional que é referência em futebol americano, esporte mais popular dos EUA. Essa colaboração fomenta o desenvolvimento de talentos para jovens que buscam construir uma carreira de destaque internacional, seja no esporte ou na educação”, destaca Edson Agatti, diretor executivo da Hayek Global College.
Pedro Henrique Araújo Braga, presidente do time, reforça a importância dessa motivação aos jogadores. “Praticamos o futebol americano há 20 anos, movidos pela paixão pelo esporte. Essa parceria é de extrema importância para nós, pois oferece aos nossos atletas a oportunidade de vivenciar o esporte de maneira completa. A parceria com a Hayek pode ajudar nossos jogadores a irem além do esporte, oferecendo oportunidades acadêmicas e a chance de vivenciar o futebol americano brasileiro no país onde ele nasceu”.
Pioneiros do Futebol Americano no Brasil
Os Tubarões do Cerrado é um dos pioneiros do futebol americano no Brasil, contando atualmente com cerca de 45 jogadores, entre 18 e 28 anos. “Temos atletas que já jogaram no High School ou tiveram outras experiências no exterior. Contamos com um jogador americano no time, e a maioria dos nossos atletas domina o inglês, principalmente porque muitas táticas e treinamentos são ministrados nesse idioma”, explica Pedro.
A equipe é composta exclusivamente por voluntários e parceiros que compartilham o sonho de impulsionar o crescimento desse esporte no país. “Em 2023, celebramos a conquista de um atleta que integrou a seleção brasileira campeã sul-americana. Além disso, dois dos nossos jovens talentos foram convocados para a seleção brasileira Sub-20, representando o Brasil no Mundial realizado no Canadá”, celebra o presidente do time.
O grupo também já conquistou os títulos de campeão do Centro-Oeste em 2018 e 2019. “Em 2024, comemoramos com orgulho 20 anos de história, marcados por parcerias significativas e pela utilização de um uniforme especial, inspirado nas cores do primeiro uniforme dos Tubarões, usado há duas décadas”, acrescenta Pedro.
Inspiração além das quadras
Edson explica que a parceria reforça o compromisso da Hayek de formar profissionais qualificados, mas também de inspirar jovens a alcançar seu potencial máximo, conectando a disciplina do esporte com a excelência acadêmica. “Educação e esporte são pilares que, juntos, promovem habilidades essenciais como liderança, resiliência e trabalho em equipe — competências fundamentais para quem deseja trilhar um caminho de sucesso, especialmente em um cenário internacional”.
A parceria já está inspirando os jogadores. Davi Sousa de Lima Takami, 17 anos, é integrante do time há três anos, atuando como defensive back, posição que exige foco, agilidade e conhecimento estratégico. Apaixonado por política e humanas, ele já participou de Simulações da ONU e sonha em trabalhar com Relações Internacionais e Direito. Para ele, o futebol americano e a Hayek Global College podem ser a porta de entrada para uma faculdade nos Estados Unidos. “Os Tubarões são enormes, e agora temos a oportunidade de nos juntar a uma instituição pioneira. Assim como fomos precursores no futebol americano no Brasil, a Hayek é inovadora na forma como conecta os estudantes ao mercado internacional. Os benefícios são muitos, e essa parceria pode ser a porta de entrada para grandes conquistas”, disse Davi.
O atleta esteve na Hayek e conheceu o American College, um programa inédito de graduação com duplo diploma Brasil-EUA. Nesse modelo 2+2, o aluno estuda no Brasil por dois anos e, depois, segue para uma universidade parceira nos Estados Unidos, como a Cumberland University, a Kentucky State University, a Alfred State University e a Fort Hays State University. “Terminei o ensino médio agora e estava justamente buscando uma faculdade que me fizesse brilhar os olhos. Entre todos os caminhos possíveis para conseguir jogar futebol americano e estudar nos Estados Unidos, a Hayek é a melhor opção que encontrei. Com a dupla graduação, o estudante tem dois anos para se preparar. Sou muito ligado à minha família e poder iniciar a faculdade internacional ainda no Brasil, criando uma base sólida antes de ir para os EUA, faz toda a diferença”, compartilha Davi.
Sobre a Hayek Global College
A Hayek Global College é uma faculdade internacional localizada em Brasília, reconhecida como a 8ª melhor instituição na categoria Mobilidade Estudantil do Ranking Universitário Mundial para Inovação (WURI). Seu modelo de ensino é 100% em inglês, com metodologias ativas e aprendizado baseado em projetos, permitindo que os alunos interajam com professores de diversas partes do mundo. A graduação incorpora o modelo Collaborative Online International Learning (COIL), que conecta os estudantes com professores e colegas de instituições ao redor do mundo, promovendo oportunidades de networking internacional e uma compreensão cultural mais ampla.
Mais informações no site: www.hayekcollege.com/american-college.
Comments