Herdade do Peso: a mais pura expressão do Alentejo
- Rodrigo Carvalho
- 10 de jun.
- 3 min de leitura

Instalada na privilegiada zona da Vidigueira, onde o ar fresco que chega do Atlântico permite obter vinhos únicos, está a Herdade do Peso. Uma vinícola referência no Alentejo, por ser capaz de traduzir o que há de mais autêntico na região em vinhos com qualidade excepcional, frescor único e um caráter de fruta que expressa a pureza do seu terroir.
Desenvolvida pelas mãos da família Guedes e pela Sogrape, a vinícola é uma das apostas da Sogrape que, com paciência, ao longo de três longas décadas, estudou minuciosamente os vinhedos para obter vinhos que exprimam o caráter da região com mínima interferência.
O comprometimento da Herdade do Peso com a natureza vai além de uma viticultura cuidadosa. A vinícola restaurou um verdadeiro oásis no Baixo Alentejo ao reintroduzir mais de 36 espécies autóctones outrora desaparecidas.
"Na Herdade do Peso, trabalhamos em harmonia com a terra, respeitando cada casta e cada videira, com uma enologia de mínima intervenção que realça a essência das uvas." – diz Luís Cabral de Almeida, enólogo da Herdade do Peso e eleito Enólogo do Ano em 2023 pela Revista de Vinhos de Portugal.
É ele o responsável pela elaboração dos rótulos da Herdade do Peso, onde nascem vinhos de prestígio como Revelado, Reserva e Parcelas, mas também as referências Sossego e Trinca Bolotas.
Em Brasília, após almoço com jornalistas e uma Masterclass na Embaixada de Portugal, o enólogo da Herdade compartilhou, em primeira mão, a notícia sobre o lançamento do vinho Revelado Branco, o primeiro branco de alta gama da Herdade do Peso, que chega para completar o portifólio da vinícola.
O lançamento do Revelado Branco é uma aposta da Sogrape em vinhos brancos premium.
“As pessoas estão em busca de vinhos mais leves, principalmente as novas gerações que também buscam bebidas com menos teor alcoólico”, comenta o Luís Cabral de Almeida, que é complementado por Filipe Neves, diretor da Sogrape, “Nossa venda de vinhos brancos para o mercado brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos anos”.
UM POUCO SOBRE OS RÓTULOS
Sossego
O nome “Sossego” sugere o estilo de vida alentejano: dar uma pausa para sentir a singularidade da região. Feitos nas versões branco, tinto e rosé, os rótulos da linha Sossego são leves, frescos, frutados e fáceis de agradar. Surpreendem pela versatilidade, o que faz deles itens essenciais em todas as adegas.
Trinca BolotasO nome “Trinca Bolotas” faz referência ao porco alentejano, símbolo da região, que se alimenta preferencialmente de bolotas, frutos das árvores de sobreiro, de onde é extraída a cortiça para a produção das rolhas. Os rótulos Trinca Bolotas são plenos de aromas típicos da região, vibrantes e muito gastronômicos, ideais para experiências de consumo descontraídas.
ReveladoO nome “Revelado” remete às características da região Vidigueira que ficam relevadas na taça. A linha é composta por blends que revelam diferentes solos, parcelas e castas de forma a traduzir a essência do seu terroir de origem.
O vinho é elaborado com as castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e
Syrah. É um bom exemplo da qualidade dos vinhos da Herdade do Peso, que se destacam pelo seu terroir único e pela dedicação à produção de vinhos equilibrados e elegantes.
O rótulo conecta a tradição com a inovação ao unir riqueza de sabores com as notas especiadas provenientes do envelhecimento em barris de carvalho.
Parcelas“Parcelas” é um vinho elaborado a partir do elevado conhecimento dos vinhedos. A cada safra, ele é o resultado de um blend das uvas das melhores parcelas dos vinhedos da vinícola, que são vinificadas em baixa intervenção.
Elaborado com as castas Alicante Bouschet, Petir Verdot e Syrah, o vinho amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. É um autêntico exemplar alentejano de grande complexidade aromática, poderoso, de taninos firmes e frescor equilibrado. É um dos ícones da vinícola e de Portugal.
* Todos os rótulos da Herdade do Peso estão no portfólio da Zahil https://zahil.com.br/produtores/herdade-do-peso
Comments