Horta urbana abastece comunidades na região do Mangueiral
- Rodrigo Carvalho
- 27 de fev.
- 2 min de leitura

As hortas urbanas para compartilhamento comunitário começam a se tornar tendência também no Distrito Federal. Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) revelam que existem mais de 500 pontos de cultivos identificados. O do Alto Mangueiral é um deles. Inaugurada em 2023, a horta abastece a comunidade local com tipos variados de alface, rúcula, agrião, couve, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho e orégano. As colheitas são feitas em encontros mensais com a comunidade, priorizando alunos das escolas da região. Desde a criação do projeto, já foram distribuídos mais de 9.700 itens e hortaliças.
“O espaço é um verdadeiro centro da comunidade, onde é possível apoiar diversas famílias da região. Temos hortaliças, ervas e temperos na horta, mas já chegamos a plantar tomate, berinjela, brócolis, alho-poró, entre outros”, explica Dahiana Ribeiro, presidente do Instituto Arapoti, uma organização sem fins lucrativos, localizada no Guará, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. Colheitas extras são direcionadas para os funcionários que trabalham na construção do empreendimento.Segundo Dahiana, as colheitas são realizadas de forma mensal com a comunidade e, na ocasião, os plantios também são organizados. Além disso, a horta também recebe turmas de 30 a 35 alunos para aulas de educação ambiental. “A participação das escolas tem sido algo muito especial e importante para a construção da valorização de ambientes como este junto às crianças. Inclusive, o primeiro plantio foi realizado com a participação dos alunos da Escola Vila do Boa”, observa.Em 2023, o programa contou com 982,5 horas de sensibilização ambiental enquanto, em 2024, foram mais de 2.700 horas oferecidas aos encontros, conscientizando alunos e a população. No ano passado, foram realizados 25 encontros na horta e, para 2025, a ideia é que este número seja ainda maior.
Conheça o bairro
O Alto Mangueiral, em São Sebastião, destaca-se como um dos mais recentes e promissores bairros planejados de interesse social do Distrito Federal. Com o rápido progresso das obras, as primeiras unidades do empreendimento serão entregues já neste mês.
O empreendimento completo conta com mais de 7 mil unidades, entre casas e apartamentos, com opções para diferentes perfis de famílias e voltado a atender o público habilitado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para o Programa Habita Brasília – Eixo Morar Bem.
A primeira etapa do empreendimento contempla 825 unidades habitacionais, que integrarão os três primeiros condomínios: Alto da Figueira, Alto do Buriti e Alto do Jerivá. A finalização da primeira etapa está prevista para acontecer em blocos entre 2025 e 2026.
Sobre o Instituto Arapoti - O Instituto Arapoti é uma organização sem fins lucrativos localizada no Guará-DF, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. Como referência nacional em práticas e conteúdos sustentáveis, contamos com um time multidisciplinar composto por engenheiros ambientais, arquitetos, advogados, pedagogos, engenheiros civis, agrônomos, entre outros profissionais selecionados especificamente para cada projeto sustentável.
Comments