Instituto CPFL celebra 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China com programação especial
Os primeiros chineses a desembarcarem em terras brasileiras, no começo do Século 19, trouxeram técnicas do cultivo do chá, um dos marcos mais antigos das colaborações entre os dois países. Esses laços se fortaleceram ainda mais em 15 de agosto de 1974, quando foram estabelecidas, oficialmente, as relações diplomáticas Brasil-China, que completam 50 anos em 2024. O grupo CPFL Energia, que tem a chinesa State Grid como acionista majoritária, celebra essa comemoração, por meio do Instituto CPFL, com a 8ª edição das atividades que fazem parte da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China. A agenda completa pode ser conferida no site institutocpfl.org.br/agenda.
Neste ano, as ações serão realizadas entre agosto e outubro, reunindo eventos on-line e presenciais em Campinas (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Bebedouro (SP) e Brasília (DF). Totalmente gratuita, a programação inclui uma exposição de arte, espetáculos de dança, lançamento de um box de livros infantis, concertos de música, um festival cultural, palestras inéditas, além de uma playlist no Spotify e o lançamento do canal no Youtube da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China com conteúdos exclusivos.
“A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. Neste ano, para celebrar o aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, pensamos em uma programação diversificada, que tem as pessoas como protagonistas. Teremos uma agenda multicultural, com diversas iniciativas que aproximam as fronteiras entre nós e uma das civilizações mais tradicionais do mundo, para celebrarmos essa jornada conjunta marcada por respeito, amizade e união”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
Exposição de arte
A exposição “Cinco mil anos de arte chinesa – coleção Cerqueira Leite”, que estreia nesta terça-feira (13), na Galeria do Instituto CPFL, reúne mais de 300 peças que fazem um percurso histórico milenar desde o período neolítico (6500 a 1700 a.C.) até a época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing). A mostra, uma das mais completas coleções de peças chinesas na América do Sul, é composta por obras que fazem parte do acervo do professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Rogério Cezar de Cerqueira Leite.
Espetáculos de dança
A programação conta com espetáculos de dança de três companhias chinesas em três cidades brasileiras:
- Academia de Dança de Beijing: fundada em 1954, é a primeira escola de dança profissional da República Popular da China e oferece vários graus acadêmicos, sendo responsável pela formação de quase 90% dos bailarinos renomados do país. Com cerca de 600 funcionários e 2,3 mil alunos, a academia trará ao Brasil um panorama das danças étnicas chinesas, destacando a diversidade cultural das minorias étnicas por meio de apresentações de várias danças folclóricas e tradicionais. A “Apresentação da Academia de Danças de Beijing” será em Brasília (DF), em 14 de agosto, no Teatro dos Bancários, com entrada gratuita.
- Companhia de Ópera Wu de Zhejiang: fundada em 1956, a companhia já se apresentou em 51 países, sendo uma das principais formas teatrais de Zhejiang, com uma história de mais de 500 anos. Caracterizada por música melodiosa e performances emocionantes que retratam a vida real, é um patrimônio cultural intangível nacional desde 2008. Suas apresentações incluem a vibrante dança do Dragão de 9 Segmentos e trechos tradicionais, destacando a rica tradição e habilidades dos artistas, além de músicas de instrumentos tipicamente chineses. O espetáculo “Um passeio na tradição: vislumbres da China” da Companhia de Ópera Wu de Zhejiang será apresentado em Brasília (16 de agosto), no Teatro Pedro Calmon; em São Paulo (19 de agosto), no Teatro Gazeta; e em Campinas (21 de agosto), no Teatro Castro Mendes.
- Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China: fundado em 1953, promove a diversidade cultural das minorias étnicas chinesas e já se apresentou internacionalmente. No Brasil, trará o espetáculo “Cores da China: um caleidoscópio étnico”, com 90 minutos de dança, canto e música, destacando a arte de Dunhuang e a Rota da Seda, com trajes autênticos e iluminação especial, em duas cidades: em São Paulo (18 de agosto), no Teatro Gazeta; e Campinas (19 de agosto), no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Lançamento de livros infantis
A Coleção Contos Infantis, da autora chinesa Xiaoyu Jin, é composta por três livros sobre Maia, Rosa e Eduardo, moradores de João Câmara (RN), e sua relação com a água após a instalação de um dessalinizador. A autora esteve na cidade e, a partir da experiência, escreveu as histórias que celebram a entrega deste importante feito realizado pela State Grid e o Grupo CPFL Energia em benefício das comunidades locais. Escritos em português e mandarim, as obras comemoram a amizade entre Brasil e China e terão 1,2 mil exemplares distribuídos para escolas públicas.
Concertos EPTV
A música clássica mistura brasileiros e chineses em apresentações que percorrerão quatro cidades paulistas: Ribeirão Preto (3 de setembro); Campinas (4 de setembro); Bebedouro (6 de setembro); e São Carlos (7 de setembro). O trio de músicos do projeto, Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, recebe os chineses Aria Zheng, com o instrumento Erhu, e Qinxiang Gao, com o instrumento Yangqin. No repertório, obras de Johannes Brahms e execuções de música tradicional chinesa. Em Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, os concertos ganham o reforço do pianista brasileiro Pablo Rossi.
Café Filosófico CPFL
O broadcast de reflexões do Instituto CPFL também participa das celebrações dos 50 anos das relações entre Brasil e China, apresentando uma programação especial para a 8ª edição do festival, com encontros presenciais inéditos e programas na TV Cultura. Nas gravações presenciais, a série inédita “Artes corporais chinesas e o cultivo da vida”, tratará o Tai Chi Chuan em seu rico contexto cultural de criação e circulação, com foco na filosofia chinesa que alicerça sua compreensão como arte marcial, e nos princípios ensinados ao longo de sua transmissão entre mestres e discípulos, da China ao Brasil e do Brasil à China. Na televisão, aos domingos de setembro, serão quatro programas, sendo dois inéditos e duas reprises. A série inédita “Medicina Tradicional Chinesa: autocuidado e preservação da vida” contarão com exibições nos dias 1º com o tema “Paradigmas no campo da saúde”, com Nelson Fillice de Barros; e no dia 9, com o tema “Contribuições clínicas e provocações filosóficas”, com Gustavo Tenório Cunha. Os programas vão ar às 19h, na TV Cultura.
Festival da Lua
Chegando à terceira edição, o evento, que estreita os laços entre a cidade e a cultura chinesa, valoriza a cultura milenar da China com uma variada agenda de oficinas, gastronomia típica e apresentações artísticas para todas as idades na Estação Cultura, em Campinas, nos dias 14 e 15 de setembro. A programação completa será divulgada em breve.
Playlist no Spotify
No Spotify, haverá uma seleção inédita de músicas chinesas. Com o nome “Uma Música Multimilenar 7”, a playlist apresentará ao público uma seleção de músicas chinesas contemporâneas e estará disponível a partir de 13 de agosto.
Novo canal no Youtube
A frente cultural CPFL Intercâmbio Brasil-China passa a ter um canal próprio no Youtube. A ferramenta permitirá maior organização e compartilhamento de conteúdos exclusivos da frente, que promove diálogos e cooperações entre as culturas brasileira e chinesa, além da integração com outras frentes do Instituto CPFL.
Sobre o Instituto CPFL
O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL.
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br
Posts Relacionados
Ver tudoO Aragon Brasília, no Pontão do Lago Sul, convida para uma experiência completa com futebol e sertanejo, transmitindo ao vivo a final da...
Em maio deste ano, foi aprovado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a nomeação de 1.063 novos policiais civis e penais. A...
O setor de bares e restaurantes prevê um final de ano aquecido. De acordo com um levantamento da Abrasel, 74% das empresas projetam...
Comments