Instituto CPFL leva atividades culturais a Brasília para celebrar 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China

Brasília recebe, nesta semana, uma programação cultural especial para celebrar os 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China, firmadas em 15 de agosto de 1974. O grupo CPFL Energia, que tem a chinesa State Grid como acionista majoritária, comemora, por meio do Instituto CPFL, com a 8ª edição das atividades que fazem parte da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China. A primeira apresentação será nesta quarta-feira (14), da Academia de Danças de Beijing, às 19h, no Teatro dos Bancários, com entrada gratuita (é preciso retirar o ingresso pelo site). Fundado em 1954, o grupo integra a primeira escola de dança profissional da República Popular da China e oferece vários graus acadêmicos, sendo responsável pela formação de quase 90% dos bailarinos renomados do país. Com cerca de 600 funcionários e 2,3 mil alunos, a academia trará ao Brasil um panorama das danças étnicas chinesas, destacando a diversidade cultural das minorias por meio de várias danças folclóricas e tradicionais.
Já no domingo (16), às 19h, no Teatro Pedro Calmon, a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang apresenta o espetáculo “Um passeio na tradição: vislumbres da Chinatambém, também com entrada gratuitas (ingressos pelo site). Fundado em 1956, já se apresentou em 51 países, sendo uma das principais formas teatrais de Zhejiang, com uma história de mais de 500 anos. Caracterizada por música melodiosa e performances emocionantes que retratam a vida real, é um patrimônio cultural intangível nacional desde 2008. Suas apresentações incluem a vibrante dança do Dragão de 9 Segmentos e trechos tradicionais, destacando a rica tradição e habilidades dos artistas, além de músicas de instrumentos tipicamente chineses.
“A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. Neste ano, para celebrar o aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, pensamos em uma programação diversificada, que tem as pessoas como protagonistas. Teremos uma agenda multicultural, com diversas iniciativas que aproximam as fronteiras entre nós e uma das civilizações mais tradicionais do mundo, para celebrarmos essa jornada conjunta marcada por respeito, amizade e união”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
Programação em seis cidades
Neste ano, as ações da 8ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China serão realizadas entre agosto e outubro, reunindo eventos on-line e presenciais em Campinas (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Bebedouro (SP) e Brasília (DF). Totalmente gratuita, a programação inclui uma exposição de arte, espetáculos de dança, lançamento de um box de livros infantis, concertos de música, um festival cultural, palestras inéditas, além de uma playlist no Spotify e o lançamento do canal no Youtube da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China com conteúdos exclusivos. A agenda completa pode ser conferida no site do Instituto CPFL.
Café Filosófico CPFL
O broadcast de reflexões do Instituto CPFL também participa das celebrações dos 50 anos das relações entre Brasil e China, apresentando uma programação especial para a 8ª edição do festival, com encontros presenciais inéditos e programas na TV Cultura. Nas gravações presenciais, a série inédita “Artes corporais chinesas e o cultivo da vida”, tratará o Tai Chi Chuan em seu rico contexto cultural de criação e circulação, com foco na filosofia chinesa que alicerça sua compreensão como arte marcial, e nos princípios ensinados ao longo de sua transmissão entre mestres e discípulos, da China ao Brasil e do Brasil à China. Na televisão, aos domingos de setembro, serão quatro programas, sendo dois inéditos e duas reprises. A série inédita “Medicina Tradicional Chinesa: autocuidado e preservação da vida” contarão com exibições nos dias 1º com o tema “Paradigmas no campo da saúde”, com Nelson Fillice de Barros; e no dia 9, com o tema “Contribuições clínicas e provocações filosóficas”, com Gustavo Tenório Cunha. Os programas vão ar às 19h, na TV Cultura.
Playlist no Spotify
No Spotify, haverá uma seleção inédita de músicas chinesas. Com o nome “Uma Música Multimilenar 7”, a playlist apresentará ao público uma seleção de músicas chinesas contemporâneas e estará disponível a partir de 13 de agosto.
Novo canal no Youtube
A frente cultural CPFL Intercâmbio Brasil-China passa a ter um canal próprio no Youtube. A ferramenta permitirá maior organização e compartilhamento de conteúdos exclusivos da frente, que promove diálogos e cooperações entre as culturas brasileira e chinesa, além da integração com outras frentes do Instituto CPFL.
Sobre o Instituto CPFL
O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL.
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br
Comments