top of page

IV Festival Horizonte de Histórias: uma celebração da narrativa oral em Brazlândia, SIA e Estrutural


De 17 de março a 2 de abril, a 4ª edição do Festival Horizonte de Histórias convida a todos a  mergulhar no universo mágico da contação de histórias em Brazlândia, Estrutural e  SIA.


Realizado pelo Grupo Paepalanthus, em parceria com a Coordenação Regional de Ensino - CRE - de Brazlândia, com recursos do Fundo de apoio à cultura do Distrito Federal - FAC-DF, o evento busca resgatar a tradição oral e promover o encontro entre gerações e culturas.


Paepalanthus é uma flor do cerrado que nasce em lugares altos e arenosos, uma sempre viva, e como seu próprio nome diz, permanece sempre florida mesmo depois de seca. E para manter sempre viva a arte de contar histórias, o Grupo Paepalanthus gestou o Festival Horizonte de Histórias, que em sua 4ª edição festeja seus 15 anos de existência, com muitas histórias para contar.


Segundo Aldanei Menegaz, coordenadora do projeto, "o Festival é uma oportunidade para celebrar a arte de contar histórias, pois vivemos em uma época de comunicação rápida e, contando histórias, conseguimos desacelerar o tempo. A humanidade teve uma longa caminhada para chegar até aqui. Somos feitos de narrativas, o mundo é feito de histórias”.


Um oásis de narrativas em meio à era digital - Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, o festival oferece um refúgio para  que o público possa reconectar-se com a essência das histórias e refletir sobre seu poder transformador. Através de contos, espetáculos literários, oficinas e rodas de conversa, o evento celebra a diversidade e a riqueza da cultura oral.


Destaques da Programação - Com uma programação rica, diversificada e inclusiva o IV Festival Horizonte de Histórias terá sessões de contos com  24 narradores(as) selecionados(as) por edital e 3 narradores(as) convidados(as), além de 2 espetáculos literários com o Grupo Paepalanthus.


O evento também contará com a residência artística "Palavra: a matéria prima na arte-ofício do contador de histórias",  ministrada por Warley Goulart, do grupo "Os Tapetes Contadores de Histórias", do Rio de Janeiro. A residência acontecerá de 18 a 21 de março, na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia.


Outras atividades formativas são as oficinas “Leitura com bebês e crianças: compartilhando leituras e multiplicando afetos” - com Ana Neila Torquato, “Caixinhas de guardar o tempo: leituras costurando histórias” - com Alessandra Roscoe e “A leitura imagética em foco” - com Sonia Soares. 


Haverá, ainda, rodas de conversa transmitidas ao vivo no YouTube do Grupo Paepalanthus: 

- Narrativas orais e as manifestações têxteis”,  com Joana Abreu (UFG), Ângela Barcelos Café (UnB) e Warley Goulart (RJ);

- “Representatividade e protagonismo de pessoas historicamente excluídas em espaços culturais”, com  Jonathan Andrade, Kamuu Dan Wapichana, Renata Rezende e Warley Goulart;

- “O papel do contador de histórias na contemporaneidade: fundamentos e caminho iniciático", com Jorge Marinho (UnDF), Eliana Carneiro (Os Buriti) e Tino Freitas;

- “Possíveis caminhos de valorização do narrador oral: políticas públicas para o contador de histórias”, com Sissy Faveri, Telma Braga e Tico Magalhães (Grupo Seu Estrelo). 

Vale destacar que para participar das rodas não há necessidade de inscrições.


As atividades são gratuitas, mas são necessárias inscrições prévias para oficinas e residência artística, com número limitado de vagas, através do site do evento. 


O evento contempla apresentações para os públicos infantil, juvenil e adultos.


A programação completa está disponível no site do Festival: https://festivalhorizontedehistorias.com/



Serviço:


IV Festival Horizonte de Histórias 

Datas: De 17 de março a 2 de abril de 2025

Local: Diversos espaços culturais em Brazlândia, SIA e Estrutural

Realização e produção: Grupo Paepalanthus

Recursos: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page