Janeiro Branco: Com a alta de adoecimentos no trabalho, a saúde emocional deve ser prioridade nas empresas
- Rodrigo Carvalho

- 19 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

A pressão do bom desempenho no trabalho, o peso da carga horária, a falta de reconhecimento, a competitividade, os conflitos organizacionais e, principalmente, o desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Fatores que podem desencadear crises como burnout, esgotamento, transtornos de ansiedade e até acidentes fatais. É essa a preocupação da campanha Janeiro Branco, que evidencia a conscientização da saúde mental no ambiente corporativo e a responsabilidade das empresas com os aspectos psicológicos de seus colaboradores.
A Mapa, primeira HRTech de Human Data Science, que conecta tecnologia, dados, psicologia e comportamento humano, vem testemunhando um aumento preocupante nos casos de adoecimento mental relacionados ao trabalho, o que coloca em risco, inclusive, os resultados organizacionais.
Os números não mentem: segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 209 mil pessoas foram afastadas do trabalho, em 2022, por conta de transtornos mentais - um aumento de, aproximadamente, 4,43% em comparação a 2021. Como complemento, o relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estimou que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos, a cada ano, devido a depressão, ansiedade e estresse crônico.
Portanto, aproveitando o mês do Janeiro Branco, colocamos Nayara Teixeira, diretora de produto e operações da Mapa, à disposição para explicar como as empresas podem criar um ambiente de trabalho atento ao comportamento emocional dos colaboradores, garantindo não só a saúde mental e a satisfação da equipe, como também a sua eficiência.
Pontos que podem ser abordados:
- Quais são os transtornos mais comuns sofridos por profissionais sobrecarregados?
- Quais são as consequências desses transtornos mentais a longo prazo?
- Como as empresas são afetadas por essas consequências?
- O que as empresas devem fazer para entender cada colaborador e seus aspectos psicológicos?
- Como identificar comportamentos de risco e estresse na equipe?
- É possível compreender a saúde emocional em todas as áreas da empresa, desde a área operacional até a liderança?
- Como manter condições de trabalho adequadas para a realização da atividade de forma com que não impacte na saúde do colaborador?
Sobre a Mapa:
Fundada em 2011, a Mapa é a primeira HRTech brasileira de Human Data Science, que integra tecnologia, dados, psicologia e comportamento para apoiar o setor de Recursos Humanos. Com mais de 900 mil avaliações realizadas, a Mapa cria soluções que avaliam a saúde emocional e o bem-estar das equipes para ajudar qualquer empresa a tomar decisões conhecendo os fatores de produtividade, engajamento e segurança de cada colaborador. Site: https://mapahds.com/










Comentários