top of page

Lançamento livro Despotismo Tropical na livraria Platô

Durante a ditadura militar, um estudante na UNB e membro da diretoria da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB) enfrentou inquéritos policiais-militares e, com uma bolsa de estudos do governo da França, para lá se mudou, aos vinte anos. Em 1976, no calor do momento e na distância do exílio, uma tal de Júlia Juruna, autora desconhecida, começou a publicar artigos no Le Monde Diplomatique dando notícias da ditadura brasileira na França. Tratou de assuntos como as raízes violentas e o aparato repressivo do nosso país, a participação dos Estados Unidos no golpe de 1964 e a situação do racismo no Brasil. Quem estava por trás do pseudônimo indígena era o jovem Luiz Felipe de Alencastro, que se tornaria um dos mais importantes historiadores brasileiros.

 

Reunidos pela primeira vez no livro“Despotismo Tropical – a ditadura e a redemocratização nas crônicas de Julia Juruna”, com organização do historiador Rodrigo Bonciani, os artigos retomam os acontecimentos-chave da abertura política e do processo de redemocratização. Com os olhos no passado colonial e no presente da ditadura (1964-85), Alencastro projeta o leitor para os tempos atuais. Em sua apresentação, Bonciani indaga se, diante da violência de Estado que persiste até hoje, a nossa jovem democracia não passaria de um “enxerto” no antigo conhecido “despotismo tropical”.

 

Luiz Felipe de Alencastro é cientista político e historiador, professor emérito da Universidade de Paris Sorbonne e professor da Escola de Economia da FGV-SP. É organizador do volume II Império: a Corte e a modernidade nacional da História da vida privada no Brasil (1997), autor de O trato dos viventes – Formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII (Companhia das Letras, 2000) e coautor de livros publicados na França.

 

 

SERVIÇO

DESPOTISMO TROPICAL - A DITADURA E A REDEMOCRATIZAÇÃO NAS CRÔNICAS DE JULIA JURUNA

Data: 27 de julho de 2024Horário: 17h

Local: Platô Livraria (CLS 405 – Bloco A)

Entrada franca


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page