top of page

LANÇAMENTO: Suruba para Colorir #3

A nova Suruba para Colorir #3 chega para celebrar uma década das publicações #1 e #2, pronta para apimentar a retomada dos livros para colorir no mercado brasileiro. A editora repete o formato queridinho da galera, com 21 ilustrações inéditas de: Ana Cardoso, Batista, Bruna Maia, Cara de Fofa, Carol Ito, o iraniano Ehsan Mehrbakhsh, Emilly Bonna, Flávia Bomfim, Fabiane Langona, Guto Lacaz, Helô D’Angelo, iaanks, João Pinheiro, Malfeitona, Pedro Vinicio, Preta Ilustra, Reberson Alexandre, Rodrigo Geraldi, Safira, T0sko e Treco. O posfácio é assinado pelo comunicador, educador e apresentador Marcelo Tas, em edição bilíngue português-inglês.


“Dizem que a moda agora é o resgate da infância entre os adultos. Voltar a brincar, seja com bonecos realistas, carrinhos ou livros de colorir. Tudo isso muito triste! Não deveríamos voltar a brincar. Deveríamos nunca jamais em nossas vidas parar de brincar. O lúdico deve estar sempre presente no dia a dia, nas interações com amigos e afetos, nos hobbies e, inclusive, no sexo." Bruna Maia, jornalista e autora de Suruba #3, em sua coluna X de Sexo na Folha de S. Paulo


A antologia Suruba para Colorir é o grande sucesso da Bebel Books. Fez o maior barulho em 2015, quando houve a primeira onda de livros de colorir para adultos, e era o único proibido para crianças, com conteúdo tão apimentado quanto divertido. As criativas orgias já foram vistas sendo coloridas pelo cantor Erasmo Carlos, a dragqueen Lorelay Fox, e nas mãos do comediante Gregório Duvivier, da apresentadora Mary Moon, entre tantos outros. Foi muito citada pelo colunista da Folha de S. Paulo José Simão e, recentemente, tornou-se o passatempo preferido das atrizes Flávia Reis, Tatiana Tiburcio e Maria Eduarda de Carvalho entre as gravações de uma novela global.


Em 2015, a Bebel Books lançou os volumes #1 e #2 ao mesmo tempo, cada um com 17 ilustrações criadas por artistas que aceitaram este convite provocante: Laerte, Adão Iturrusgarai, Fernanda Guedes, o mexicano Alejandro Magallanes, entre outros. A brincadeira fez sucesso: foram distribuídos mais de 30 mil exemplares. 


Dez anos depois, em meio à  nova onda de ursinhos, apóstolos, capivaras e outros temas inocentes (e meio bobos) para colorir, a editora aposta na irreverência e na diversidade pra entreter adultos. “Com o conservadorismo em alta, estou curiosa para ver a recepção do livro nos tempos atuais... vamos ver se o campo progressista continua irreverente e transante”, provoca Bebel Abreu, idealizadora e editora da coletânea. 


“Quem há de duvidar dos poderes do coisar em grupo? O simples fato deste livro sapeca chegar ao Volume 3 é uma prova cabal de que o ritual ancestral continua vivo.” diz Marcelo Tas no posfácio de Suruba para colorir 3.


Bebel fala ainda da importância de estar atenta às mudanças do nosso tempo: “Dez anos depois, a gama de artistas participantes é ainda mais diversa. Temos o olhar artístico de gente de várias partes do país e até do Irã, pessoas de diferentes orientações sexuais e mais da metade dos trabalhos feitos por mulheres. Há festinhas só de minas, de caras ou mistas, seres antropofágicos, robôs, vibradores e planetas: tem de tudo nesse livro!! É bom ver que car@lh*s voadores seguem presentes, e dessa vez há muito mais de prazer feminino retratado nas ilustrações.” 


Entre os artistas convidados, Carol Ito compartilha sua experiência : "Muito bom participar desse livro que celebra o sexo, o prazer e a diversão. Chega de caretice! Minha ilustração é um convite ao prazer feminino, com brinquedos eróticos e liberdade. É sobre se permitir, se conhecer e se divertir sem culpa."


Cada volume de Suruba para Colorir vem com uma capa estrategicamente discreta e páginas destacáveis, feitas em papel super encorpado, para receber qualquer tipo de tinta. A diversão é garantida.


Livro à venda no site da Bebel Books. É possível garantir a Suruba para Colorir #3 ou Box Comemorativo com os 3 volumes + giz de cera. 


LANÇAMENTO NA INFINU, EM BRASÍLIA

Dia 11/6, quarta-feira, a partir das 20h

O evento vai contar com mesas e materiais para colorir, música (DJs convidados), drink autoral comemorativo para o lançamento, desconto especial na sexshop No Ponto (@nopontosexualcare), mesa de autógrafos com os artistas Belga (Suruba #2) e Cara de Fofa (Suruba #3)

Infinu, CRS 506 Bloco A Loja 67, ao lado Praça das Avós, SHCS, Brasília/DF


Mais detalhes de cada evento pelo instagram @bebelbooks.


SURUBA PARA COLORIR #3


Preço de capa: R$ 60

Box Comemorativo com os 3 volumes + 3 adesivos de suruba + giz de cera: R$ 200Formato: 21 x 15 cm 

48 páginas destacáveis Impressão PB sobre papel offset 240g/m2


Ilustradores: Ana Cardoso, Batista, Bruna Maia, Cara de Fofa, Carol Ito, Ehsan Mehrbakhsh, Emilly Bonna, Fabiane Langona, Flávia Bomfim, Guto Lacaz, Helô D’Angelo, iaanks, João Pinheiro, Malfeitona, Preta Ilustra, Pedro Vinicio, Reberson Alexandre, Rodrigo Geraldi, Safira, T0sko e Treco.

Posfácio: Marcelo Tas

Edição bilíngue português-inglês 

Pré-venda aberta: www.bebelbooks.com.br



SOBRE A EDITORA

A Bebel Books é uma editora independente que conversa com seu tempo. Foi criada em 2012 e já lançou mais de 100 títulos de temas variados: de histórias de viagem à crítica política, de desenhos eróticos à poesia visual. Uns são irônicos, outros lúdicos, alguns sérios, impressos em diversos suportes e técnicas, com várias expressões artísticas. Achando que o mundo está muito careta, publica as coletâneas Suruba para colorir #1, #2 e agora a #3. Preocupada com o aumento da violência contra mulheres e pessoas LGBTQIA+, lança o Pequeno Manual de Defesa Pessoal, HQ de Helô D'Angelo, e a antologia de quadrinhos Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica, organizada por D’Angelo, Carol Ito e Bebel Abreu. Publica ainda a cartela de imãs safados e/ou didáticos Mostra o seu que eu mostro o meu de Gus Gialuca; Meu corpo, minhas pregas (o livro do cu) de Fabio Lopez, a zine Sexidents da ilustradora de Singapura Jackie Goh, entre muitos outros.


SOBRE OS ARTISTAS

Ana Cardoso, artista negra de Belo Horizonte, graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG. Autora de We Pet, Quando Você Foi Embora e Mingau – Apego. Venceu o Prêmio Pretas Potências 2023.


Bruna Maia, gaúcha baseada no Rio de Janeiro, publicou os livros Parece que Piorou, Com Todo o Meu Rancor, Não Quero Ter Filhos e a zine O Novinho no Sebo. Autora de Boy Dodói. Assina a coluna X de Sexo na Folha de S. Paulo.


Flávia Bomfim, Salvador. Artista multi-indisciplinar, ilustradora, editora e curadora. Tem interesse especial pelos livros ilustrados, linguagem que investiga, difunde e cria. Realiza o FILEXPANDIDO.


Rodrigo Geraldi é cartunista e quadrinista gaúcho, autor de Deslizando pro Inferno (Brasa Editora) e de Johnny Wadd e o Caso do Origami de Pênis, livro de ficção lançado pela Kotter Editorial.


Batista, mineiro radicado em São Paulo, já participou de surubas, mas não virou surubeiro. Nutre um fascínio infantil por astronomia, mas não virou astrólogo. Músico, cartunista, editor.


Guto Lacaz é multiartista paulistano. Sua obra transita entre objetos do cotidiano, desenho, cenografia, design gráfico e arte tecnológica, quase sempre com uma boa dose de humor. 


Helô D’Angelo, São Paulo, é ilustradora e quadrinista, vencedora dos troféus HQ Mix e Ângelo Agostini. Autora de Isolamento, Pequeno Manual de Defesa Pessoal e Nos Olhos de Quem Vê. É coeditora e autora na antologia Boy Dodói.


Débora Pimentel, Brasília, encontrou na ilustração fofo-erótica uma forma de libertação. Como Cara de Fofa, convida ao autoconhecimento e à descoberta de uma sexualidade livre de padrões.


iaanks é artista visual piauiense e mestra em Arte e Cultura Visual. Trabalha com ilustração e tattoo. “Desenho sobre incertezas — elas também encerram capítulos no fim do dia.”


Carol Ito, São Paulo, é quadrinista e jornalista, autora da HQ Siriricas Tristes, coeditora e autora na antologia Boy Dodói. Publica a série de tiras Novo Anormal na revista Tpm, sobre sexo, masturbação e política.


João Pinheiro é quadrinista e artista visual paulistano, com publicações no Brasil e exterior. É coautor de Carolina, indicado ao Jabuti e vencedor do HQ Mix e do Festival de Angoulême. É desenhista do web-quadrinho De mão em mão.


Deco Treco Farkas, São Paulo, é muralista e artista visual. Atua no espaço urbano desde 2009, criando obras lúdicas e vibrantes que brincam com o inconsciente em traços psicodélicos.


Ehsan Mehrbakhsh é ilustrador e cartunista iraniano radicado em Milão. Atua com animação e ilustração para festivais, editoras, teatro e música contemporânea, e expõe em galerias de arte.


Emilly Bonna, artista capixaba nascida em 1996, faz quadrinhos, ilustrações, pinturas, esculturas e o que mais der na telha.


Fabiane Langona é jornalista, cartunista e quadrinista gaúcha. Autora de Uma Patada com Carinho, Algumas Mulheres do Mundo e A Mediocrização dos Afetos. Publica os cartuns Viver Dói e A Hora do Café na Folha de S. Paulo.


Malfeitona, artista baiana que revolucionou a cena da tatuagem contemporânea. Sua arte divertida e disruptiva transborda ainda em criações musicais, audiovisuais, ilustrações, pintura, canto e atuação.


Pedro Vinicio é artista pernambucano e destaque da nova geração. Ficou conhecido por suas ilustrações e memes durante a pandemia. Em 2023, lançou o livro Tirando Tudo Tá Tudo Bem.


Preta Ilustra é Vanessa Ferreira, artista da periferia de São Paulo. Formada em Publicidade no Unicentro Belas Artes de São Paulo graças ao PROUNI, criou em 2017 o projeto Preta Ilustra, onde constrói trajetórias artísticas com protagonismo preto feminino.


Reberson Alexandre, Campo Grande, como (quase) todos os seres humanos, é resultado de uma relação sexual. Formado em Design pela UEL, trabalha com design, arte e comunicação.


Safira é escritora e quadrinista latino-americana. Usa a sensualidade e o bom humor como ferramentas para provocar reflexões sobre temas difíceis.


T0sko, Blumenau, investiga narrativas marginais e estética punk em quadrinhos autorais, explorando crítica social, subversão cultural e linguagem gráfica crua como resistência política.


Marcelo Tas é comunicador, jornalista e escritor. Com carreira marcada pela inovação, atuou na TV, internet e educação. É autor de livros e conhecido por personagens como o Professor Tibúrcio.


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page