top of page

LATAM registra volume superior ao pré-pandemia em pousos e decolagens internacionais em São Paulo

A LATAM, responsável por cerca de 60% da operação total do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo), operou nos 7 primeiros meses deste ano 15 mil voos internacionais na localidade, um total de 3,2 milhões de passageiros transportados. Para fins comparativos, o número é maior que a população do Distrito Federal, de acordo com as estimativas do IBGE para este ano. Na série histórica de dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) desde o ano 2000, este é o ano em que a LATAM mais transportou passageiros internacionais no aeroporto, considerando o período analisado. O número é 2% superior ao registrado em 2019, antes da pandemia. 

A LATAM possui no aeroporto de Guarulhos seu maior hub de conexões, onde são realizados mais de 1300 voos semanais para 53 destinos domésticos e 24 internacionais. Apenas na operação internacional são realizados cerca de 270 voos por semana pela companhia em Guarulhos. Nos primeiros 7 meses deste ano, a LATAM foi responsável por cerca de 30% dos pousos e decolagens internacionais do aeroporto. 

Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 17% no número de voos internacionais da LATAM em Guarulhos, refletindo a recuperação contínua do turismo e a expansão da companhia. Os destinos internacionais mais populares a partir deste aeroporto nos voos da LATAM no período foram Santiago (Chile), Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Frankfurt (Alemanha). 

A taxa média de ocupação dos voos internacionais saindo de Guarulhos foi de 90%, destacando o forte desempenho da companhia. As rotas com maior ocupação foram Guarulhos-Barcelona (95%), Guarulhos-Londres (95%), Guarulhos-Milão (94%), Guarulhos-Paris (94%) e Guarulhos-Roma (94%). 

Além disso, as rotas com maior crescimento ano a ano, em volume de passageiros, foram Guarulhos-Lisboa (+60%), Guarulhos-Orlando (+42%), Guarulhos-Roma (+41%), Guarulhos-Santiago (+41%) e Guarulhos-Montevidéu (+35%).O INVESTIMENTO E O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

 

Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. 

Como consequência, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País. 

Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

 

Sobre o Grupo LATAM

 

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page