top of page

Livro “Quase é o instante”, de Carina Alves, será lançado na Biblioteca Demonstrativa

No dia 2 de julho, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, será palco do coquetel de lançamento do livro “Quase é o instante”, da escritora carioca, psicóloga, docente Carina Alves. A obra, publicada pela Kotter Editorial, mergulha na poética dos afetos e das brevidades do cotidiano, e será apresentada ao público em um evento gratuito, com destaque para a acessibilidade: a performance Poesia em Libras, da artista e tradutora Lira Matos, que interpretará os poemas do livro no palco ao lado da autora.

A programação da noite também contará com uma apresentação especial do poeta e trovador Manoel Cavalcante de Souza Castro ao lado de Zé Foleiro, tocador de fole e músico dedicado a resgatar obras de sanfoneiros dos oito baixos. Juntos, levarão ao público uma vivência poética e musical que dialoga com as raízes nordestinas e afetivas do cancioneiro popular.

Carina Alves é uma profissional de múltiplas frentes: doutora em Educação pela UFRJ e mestre em Letras e Ciências Humanas, atua na formação de professores para o paradesporto em projetos de cooperação internacional, com foco em comunicação acessível e qualidade de vida. Primeira brasileira a receber o Prêmio Confúcio de Alfabetização (Unesco/China) e finalista do Prêmio Jabuti (2022), tem mais de 20 anos de experiência como terapeuta social e é psicóloga da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica. Sua trajetória combina literatura, saúde mental, esporte e inclusão social.

Em “Quase é o instante”, com 109 páginas, Carina reafirma sua sensibilidade ao traduzir sentimentos com delicadeza e profundidade, construindo uma ponte entre poesia, acessibilidade e vivências humanas. A apresentação de Lira Matos, que transforma os versos em performance visual por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), amplia o alcance da literatura e convida o público a experienciar a poesia com os olhos e o corpo. "“Quase é o instante” nasceu do desejo de transformar vivências íntimas em poesia partilhada. É um livro sobre o que nos atravessa, nos move e, às vezes, nos silencia. Poder lançar essa obra em um espaço público, com acessibilidade e troca sensível com o público, é reafirmar que toda poesia merece ser sentida por todos os corpos, em todas as línguas", ressalta Carina. 

Segundo a coordenadora de cultura da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara, o lançamento reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e à literatura contemporânea, em um espaço público dedicado à diversidade de expressões artísticas e ao diálogo entre diferentes públicos. “A Biblioteca Demonstrativa tem como missão ser um espaço de convergência entre arte, inclusão e cidadania. Receber um lançamento como esse, com poesia em Libras e uma autora com trajetória tão potente, é motivo de celebração para toda a cidade”, reforça Marina. 

O evento é aberto à comunidade e contará com sessão de autógrafos e venda do livro. Mais informações sobre a obra, acesse aqui


Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço

Coquetel de lançamento do livro “Quase é o instante”, de Carina Alves

Data: 02 de julho de 2025

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Participação especial: Poesia em Libras, com Lira Matos

Entrada gratuita 


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page