Mãos Preparadas: projeto inédito une nutrição e primeiros socorros focado em crianças autistas e com TDAH
Uma iniciativa precursora voltada para a capacitação de profissionais, pais e cuidadores que lidam com crianças autistas e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O Mãos Preparadas é um projeto inédito, inspirado nas Leis Lucas nº 13.722/18 e nº 14.254/21. O projeto visa preparar as pessoas envolvidas diretamente no cuidado dessas crianças para agirem de forma rápida e eficiente em situações de risco. Além disso, traz uma abordagem diferenciada sobre a importância da alimentação na prevenção de crises e comportamentos de risco.
O principal objetivo do Curso é capacitar equipes multidisciplinares, colaboradores e familiares para que possam intervir com segurança em emergências que envolvem crianças autistas e com TDAH, além de abordar o papel da nutrição no comportamento dessas crianças. “Resumindo, a ideia é trazer uma abordagem que una teoria e prática sobre saúde alimentar e primeiros socorros, para auxiliar aqueles quem lidam com esse público rotineiramente”, explica a nutricionista Carla de Castro, especialista em Autismo e TDAH e co-idealizadora do curso, ao lado de Estevão Aguiar, bombeiro militar e socorrista.
Carla conta que o treinamento especializado é direcionado para uma ampla gama de profissionais e cuidadores, incluindo pedagogos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, colaboradores de instituições educacionais, além de pais, tutores e cuidadores de crianças com autismo e TDAH.
O Curso completo possui dez horas de duração e oferece um treinamento teórico e prático, incluindo simulações com manequins, e aborda desde a alimentação preventiva até emergências como quedas, engasgos, convulsões e parada cardiorrespiratória. Os participantes recebem um certificado válido por um ano. No Módulo 1, o foco está na alimentação como fator de prevenção, explorando a neurobiologia do autismo e TDAH, além do impacto da saúde intestinal e da alimentação no comportamento de crianças atípicas. Já no Módulo 2, são ensinadas técnicas de primeiros socorros adaptadas para crianças, com ênfase em segurança e resposta às emergências. O curso ainda oferece um bônus, com um e-book contendo dicas e receitas práticas.
Além do curso, o projeto oferece outros dois formatos para atender às necessidades de diferentes grupos - a palestra, com duração de 3h, que apresenta temas como a importância da nutrição como fator preventivo e noções básicas de primeiros socorros; e o workshop, com 5h, que inclui atividades práticas sobre os comportamentos comuns das crianças, a influência da alimentação e técnicas de primeiros socorros adaptadas.
“O Projeto Mãos Preparadas preenche uma importante lacuna ao unir esses dois conhecimentos fundamentais. Essa capacitação não só previne riscos imediatos, mas também melhora a saúde e qualidade de vida dessas crianças e das pessoas ao seu redor”, defende Carla.
Serviço: Projeto Mãos Preparadas
Para mais informações: 61 98182-8182
Carla de Castro é nutricionista especialista em Autismo e TDAH. Ela atua como coordenadora de curso de pós-graduação na área e é CEO da Clínica Sallva - Nutrição e Saúde Mental, em Brasília, onde desenvolve projetos e oferece atendimento especializado.
Estevão Aguiar, bombeiro militar e socorrista, pós-graduando em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), ministra primeiros socorros adaptados para crianças atípicas, complementando o cuidado especializado na área de saúde.
Posts Relacionados
Ver tudoAs cirurgias íntimas, tem ganhado destaque na área da cirurgia plástica, oferecendo uma solução para mulheres que buscam melhorar o...
Natal, época de confraternizar, celebrar e esperar a chegada dos presentes do bom velhinho. Claro que o Alameda Shopping entrou neste...
Com dez atrações e a promessa de entregar potência percussiva em alta voltagem, o Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza...
Comentários