top of page

Mês de conscientização e cuidado integral com a saúde da mulher


O Outubro Rosa é uma campanha mundialmente reconhecida que promove a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. No entanto, o mês também serve para reforçar a necessidade de cuidar da saúde feminina de maneira integral, abrangendo não apenas o autoexame das mamas, mas também consultas ginecológicas regulares e a manutenção do bem-estar físico e emocional.


Para a ginecologista Dra. Luciana de Melo Freitas, que atua há mais de 20 anos na saúde feminina, o Outubro Rosa vai além da prevenção ao câncer de mama. Ela destaca a importância de manter uma rotina de cuidados contínuos "O Outubro Rosa está aqui para nos lembrar da importância da detecção precoce do câncer de mama e do autoexame das mamas, mas também da necessidade de um check-up ginecológico anual. Sabemos que a vida é corrida, mas é fundamental reservar um tempo para cuidar de si mesma, realizar seus exames preventivos e garantir sua saúde íntima e ginecológica”, afirma a Dra Luciana. 


No Outubro Rosa, a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce é fundamental. Para a ginecologista Dra. Fabiana Ardeo, os exames de rotina são essenciais justamente por oferecerem maiores chances de um tratamento eficaz. Muitas pacientes só procuram ajuda quando o nódulo já é palpável, mas a detecção precoce permite intervenções que podem salvar vidas. A médica lembrando de casos em que, mesmo com a presença do nódulo, o diagnóstico antecipado possibilitou um tratamento bem-sucedido “a paciente chegou com o nódulo já palpável aqui no consultório e aqui a gente tem ultrassonografia na sala, então eu consegui no momento que ela chegou, já avaliar qual era o tipo do nódulo através da ultrassom e já pedi para ela fazer uma biópsia na mesma semana. Isso fez toda a diferença para ela porque ela conseguiu o tratamento e ela está em remissão já de um câncer de mama,” relata Dra. Fabiana. 


Outro ponto importante mencionado por especialistas é a atenção à saúde hormonal das mulheres, especialmente nas diferentes fases da vida. O ginecologista e mastologista Dr. Farid Buitrago Sanchez reforça a importância de não negligenciar a própria saúde e reservar um tempo para consultas preventivas: "Lembre-se de deixar um tempo na sua agenda para procurar um ginecologista ou mastologista e fazer sua consulta de rotina. O seu bem mais precioso é a sua saúde”, conclui Dr. Farid. 


O Outubro Rosa é um chamado para que todas as mulheres coloquem sua saúde em primeiro lugar, realizando não só o autoexame das mamas, mas também mantendo uma rotina de cuidados que envolva consultas ginecológicas regulares, exames preventivos e uma atenção especial ao equilíbrio hormonal.


Ação Especial da Farmacotécnica


Todos os anos a Farmacotécnica convida especialistas para lembrar às mulheres da importância de olhar para a sua saúde. Referência na manipulação de hormônios personalizados, a empresa contribui para o esclarecimento das pacientes e mantem em seu portfólio uma infinidade de itens em favor da saúde da mulher. "Durante o Outubro Rosa, queremos reforçar o cuidado integral com a saúde da mulher. Vimos nos especializando cada dia mais em tecnologias para a manipulação de hormônios, por exemplo. Trouxemos uma tecnologia japonesa que, quando usada nas formulações, eleva a qualidade desses produtos a outro patamar. Trabalhamos incessantemente para que mais mulheres tenham acesso a cuidados primordiais. ”, reforça Leandra Sá, coordenadora farmacêutica da Farmacotécnica.


Sobre a Farmacotécnica - Prestes a completar 50 anos, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das primeiras no Brasil. Se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para a saúde e bem-estar de seus clientes. Com um compromisso contínuo com a pesquisa e desenvolvimento, a rede brasiliense, com sete lojas no DF, busca sempre oferecer o que há de mais moderno e eficiente no mercado farmacêutico.

Comments


bottom of page