top of page

Música nas férias: programação do Parque Ibirapuera contará com apresentações de MPB gratuitas em julho


A busca por entretenimento aumenta com a chegada de julho. O mês marca o período das férias escolares, quando muitas famílias buscam por atividades de lazer ao ar livre. O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, ajuda quem já está se programando, com uma série de shows gratuitos nas manhãs de sábado. O projeto Música no Parque, realizado pela Escola de Música do Parque Ibirapuera (EMPI), junto com o diretor artístico, Nailor Proveta, caprichou no repertório de apresentações musicais e criou uma agenda com muita MPB para quem visitar o palco Arena da Marquise em julho. Veja abaixo o cronograma completo: 

Grupo Acerta o Passo

Data: 6 de julho

Horário: 11h30

Descrição: homenagem a Pixinguinha, um dos mais importantes músicos do cenário brasileiro, que teve papel fundamental na definição da forma musical do choro e na expansão dos horizontes sonoros conhecidos até o início do século XX.

Artistas: Gustavo Mendes e Guilherme Pocker, violonistas; Wallace Cavallari, clarinetista; Fred Zannata, saxofonista; Paulo Prando, pandeirista, e Liw Ferreira, cavaquinista.

 

Grupo Minha Gente

Data: 13 de julho

Horário: 11h30

Descrição: apresentação para celebrar, perpetuar e preservar a existência do choro, estilo musical considerado patrimônio cultural brasileiro, devido à sua representatividade na cultura e história do País.

Artistas: Nailor Proveta, maestro e clarinetista; Beatriz Pacheco e Wellington Martins, saxofonistas; Tahyna Oliveira, flautista; Valber de Oliveira, trombonista; Vanessa Larissa, trompetista; Rogério Clementino, baixista; Liw Ferreira, violonista; Glauber Seixas, cavaquinista; Matheus Marinho, baterista, e Pedro Teixeira, percussionista.

 

Grupo Nova Morada e Velha Guarda Municipal do Tatuapé

Data: 20 de julho

Horário: 11h30

Descrição: espetáculo com arranjos exclusivos de canções feitas por compositores renomados da MPB, como Cartola, Paulo Vanzolini, Candeia, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, entre outros.

Artistas: Danilo Rocha e Leonardo Brandão, saxofonistas; Everton Martins, trombonista; Luan Charles, trompetista; Glauber Seixas, cavaquinhista; Guilherme Pocker e Larissa Alves, baixistas; Lucas Alakofá, pandeirista; Paulo Prando, surdista; Pedro Teixeira, percussionista que toca tamborim, e Vinicius Teixeira, baterista.

Convidados: 18 integrantes da Velha Guarda Municipal do Tatuapé.

 

Furiosa Portátil

Data: 27 de julho

Horário: 11h30

Descrição: um dos grupos performáticos da Escola de Música do Parque Ibirapuera, a Furiosa Portátil fará uma apresentação que marca o retorno das aulas do 2º semestre de 2024, além de celebrar a abertura de comemorações dos 70 anos do Parque Ibirapuera. O show contemplará músicas como ‘Mundo Melhor’, de Pixinguinha e Vinicius de Moraes, ‘Suíte do Pescador, de Dorival Caymmi, além de outros clássicos nacionais.

Artistas: Guilherme Maranhão, flautista; Wallace Cavallari e Isabele Silveira, clarinetistas; Frederico Zanatta, saxofonista; Vanessa Larissa, trompetista; Valber de Oliveira e Ian Arruda, trombonistas; Rogério Clementino, baixista; Ellen Arruda, guitarrista; Lucas Alakofá e Paulo Prando, percussionistas; Guilherme Pocker, violonista, e Cauê Valverde, acordeonista.

 

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situadas em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.


Comments


bottom of page