MAKOSSA retorna neste sábado para comemorar 22 anos de história
Contagem regressiva para a primeira Makossa de 2024. O mais tradicional evento de arte urbana do Centro-Oeste retorna em edição especial, para comemorar 22 anos de história, existência e resistência no Distrito Federal. Após um hiato de quase um ano, a festa retorna no próximo sábado, dia 14 de setembro, na Galeria dos Estados, que recebeu em 2022 da administração de Brasília uma placa especial em homenagem ao Baile. Mesclando linguagens artísticas diversas, o evento consolidou-se na cultura hip-hop e passou a ser uma plataforma que valoriza múltiplas expressões dos elementos da vertente, como o rap, o DJ, o breaking, o grafite, a moda e o(a) mestre de cerimônia. Ingressos para a festa à venda aqui.
Conhecida pela capacidade de agregar classes sociais, pessoas de todas as idades e regiões administrativas do DF, a Makossa se consagrou ao longo de mais de duas décadas. “Um de seus pontos fortes é a capacidade de promover o diálogo intergeracional e a integração de diferentes territórios e personagens, tendo o hip-hop como linguagem central. O Baile é uma das principais formas de expressão utilizadas, conectando vivências diversas. Umas das maiores características do projeto é realizar uma curadoria artística que destaca tanto DJs regionais de cidades satélites quanto DJs internacionais”, explica contente Cristiane Cunha, Gestora de Projetos da Makossa, produtora cultural e cientista política.
E por falar em DJ’s, a Makossa fez uma curadoria especial para esta edição. O evento contará com um line-up diversificado de seis DJs de renome nacional. DJ Heron Love, que vem direto de São Paulo e trará toda a energia das festas de hip-hop paulistanas. DJ Bourog comandará o Circuito Makossa de Danças Urbanas, que chega em novo formato, com batalhas transmitidas ao vivo no telão e seleção aberta com votação do público. Além deles, DJ Ketlen e DJ Chokolaty, residentes do evento, terão sets especialmente preparados para esta ocasião.
Para completar esse combo estrelar, os DJ’s Chicco Aquino e Umiranda, dois grandes artistas da cidade, apresentam um B2B inédito na Makossa. MC Hadda estará à frente dessa reunião de talentos regionais e nacionais, com muita sagacidade. “O público poderá aproveitar uma cenografia exclusiva da Gabarito Arquitetura Criativa, transformando a Galeria dos Estados em um ambiente totalmente imersivo. E ainda teremos uma nova carta de bebidas e drinks, área de alimentação e descanso. O dia 14 de setembro será histórico!”, conta empolgada Cristiane.
“Os ambientes construídos para cada edição reúnem a pureza e o colorido dos Bailes Blacks comuns na década de 80 e 90, com a inovação e a tecnologia atual dos clubs espalhados pelas principais capitais do mundo. A curadoria artística aponta para a celebração e valorização da cultura tradicional dos bailes com a renovação de público e inclusão de segmentos musicais contemporâneos. O projeto abraça os mais diversos coletivos da comunidade Hip-Hop do DF e reforça a sua longevidade, respeito e relevância”, conta Leonardo Cinelli, sócio da Makossa.
Além do Circuito Makossa de Danças Urbanas (CMDU), que promove entradas sociais para os dançarinos que competirão no evento, a festa também potencializa processos de inclusão por meio da Lista T, com entrada gratuita para pessoas trans e não binárias, coordenada pela diretora artística Raio de Sol, e a lista PCD, por meio da qual pessoas com deficiência poderão com acompanhante entrar de graça para curtir todo o evento. “A Makossa assume compromissos institucionais importantes, como a promoção da acessibilidade e a inclusão de raça e gênero. A equipe é composta por uma diversidade de gêneros, raças e vivências, fazendo da Makossa um verdadeiro ecossistema vivo neste sentido”, finaliza Cristiane Cunha.
Mais sobre a Makossa
O Baile da Makossa se consagrou no cenário de eventos da Capital Federal. Referência de entretenimento e cultura urbana há 22 anos, o projeto ocupa e transforma o centro da cidade por meio de atividades formativas e pelo fomento à Black Music e ao Hip Hop no Distrito Federal. Realizada pela LCA Produções, a Makossa reúne diversas linguagens artísticas com vídeo, artes plásticas, fotografia, grafite, performances de dançarinos, cantores, DJs e MCs. São mais de 70 edições, público superior a 500 mil pessoas já circularam nos Bailes e festivais, mais de 5 atrações internacionais e 50 atrações nacionais, se consolidando como vitrine de jovens talentos do DF.
A Makossa é reconhecida pelo seu inquestionável poder de agregar classes sociais e pessoas de todas as idades e regiões administrativas do Distrito Federal, evidenciando a cultura urbana por meio dos cinco elementos que compõem a cultura Hip Hop. Com forte presença de grupos de danças urbanas, MC’s, DJ's, grafiteiros (as), artistas visuais, os ambientes construídos para cada edição reúnem a pureza e o colorido dos Bailes comuns na década de 80 e 90, com a inovação e a tecnologia atual dos club’s espalhados pelas principais capitais do mundo.
SERVIÇO:
Baile da Makossa
Dia: 14/09
Horário: a partir das 22 horas
Local: Galeria dos Estados Classificação: 18 anos
Ingressos MAKOSSA: Antecipados no Furando Fila Redes sociais: @makossabsb
Contato: assessoria.libre@gmail.com
Para acessar o grupo do CMDU: https://chat.whatsapp.com/C8fBkWYiTVQHQApoNfRSvF
Comments