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Marketing de oportunidade: como as marcas aproveitam as Olimpíadas para se destacar na propaganda audiovisual

O maior evento esportivo do mundo está de volta e a todo vapor com a retomada pós pandemia. Com periodicidade quadrienal, as Olímpiadas são esperadas não apenas pelas equipes esportivas, mas também pelas grandes marcas, que consideram o período bastante atrativo para divulgar seus produtos e seu posicionamento. E a propaganda audiovisual na televisão é um dos principais meios para esse marketing de oportunidade. 

 

De acordo com pesquisa realizada pela V-Tracker a menos de um mês do início das Olimpíadas de Paris, 43% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos via TV aberta ou fechada. Já 18% irão acompanhar pelo Youtube ou pela Twitch e 11% pelas redes sociais.

 

No âmbito do consumo, a mesma pesquisa aponta que 27% dos entrevistados associam roupas esportivas às Olimpíadas. 20%, relacionam o evento a equipamentos esportivos, 18% a marcas de bebidas, 13% a tecnologia e 11% a alimentos. 

 

Já o estudo realizado pela Ponto MAP, com base em informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Ministério do Esporte e o do portal Transparência no Esporte, da Universidade de Brasília, aponta que o setor privado brasileiro deu um salto de investimento no evento a partir de 2021. Ou seja, os recursos do último triênio (2021, 2022 e 2023) somaram R$ 1,9 bilhão, valor 48% superior ao investido nas Olimpíadas de Londres em 2012.

 

“O marketing de oportunidade engloba diferentes ações - desde o planejamento até a execução - com o objetivo de atrair a atenção do público-alvo para uma determinada marca a partir de algum acontecimento marcante no momento. E o período dos jogos olímpicos é um grande exemplo disso, já que as marcas aproveitam para relacionar seus produtos e posicionamento com a cultura do país, por exemplo, ou com histórias de superação a partir do esporte. Esse tipo de divulgação a partir de vídeos publicitários para veiculação na televisão consegue cativar e engajar o consumidor, trazendo um sentimento de comunidade e pertencimento”, explica o diretor da produtora Paprika Filmes, Rodolfo Rufeisen.

 

E como as Olimpíadas representam momentos de celebração, as marcas que utilizam esse espírito de coletividade e vitória em suas campanhas também se destacam. “O vídeo produzido em formato de animação pela Paprika Filmes para as Lojas CEM, por exemplo, traz uma narração envolvente, já remetendo o telespectador ao clima de uma competição esportiva. Além disso, a propaganda também traz o consumidor comum e os funcionários como protagonistas em diferentes esportes olímpicos, o que gera a sensação de realização de sonhos”, explica o diretor de cena da Paprika Filmes, Eliel Quaresma. 

 

“As Olimpíadas oferecem uma boa oportunidade para as marcas fortalecerem a relação com seus clientes. Ao adotar estratégias criativas e utilizar os meios de comunicação de maneira eficaz, as empresas conseguem transformar o espírito olímpico em vantagem competitiva para impulsionar as vendas de forma significativa”, finaliza  Rodolfo Rufeisen.

 

Lembrando que as Olimpíadas de inverno e, principalmente, as Paralimpíadas também se destacam como importantes opções de marketing de oportunidade para as marcas.

 

Sobre a Paprika Filmes

Com 20 anos de atuação no mercado audiovisual, a Paprika Filmes é referência na produção de vídeos comerciais e institucionais. Com profissionais inseridos há mais de 30 anos no mercado publicitário, atende agências de publicidade e empresas, somando conhecimento e excelência. Da captação à pós-produção, a Paprika possui ambiente criativo e os recursos necessários para produzir filmes de produtos e serviços para indústria e comércio; vídeos e animações para comunicação interna, treinamentos e ensino à distância; audiovisuais para convenções, programas, feiras, eventos e podcast; e imagens aéreas captadas por drones. A produtora já teve diversos filmes premiados pelo “Profissionais do Ano”, da Rede Globo. Saiba mais: www.paprikafilmes.com.br | @paprikafilmes


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