top of page

Mediato Conecta celebra parceria com Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia


Em continuidade ao trabalho da formação de público e educação patrimonial, a Mediato Conecta recebe apoio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia para articular o acesso de estudantes da educação básica à cultura. Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa inovadora atua para solucionar uma importante necessidade de aproveitar todo potencial da arte e da cultura do Distrito Federal, levando jovens e estudantes a viverem experiências educativas em seus espaços por meio de atividades culturais. A plataforma Mediato Conecta é gratuita e facilita este acesso, divulgando as atividades artísticas dos espaços e ainda oferecendo serviços que vão otimizar as visitas, como agendamento e experiências educativas.


O projeto “Conecta DF” prevê o atendimento de pelo menos 4.300 alunos em diferentes equipamentos culturais, resultando na formação e sensibilização de novos públicos em idade escolar, ampliando o repertório estético e contribuindo com a educação patrimonial de estudantes e professores. A iniciativa também garante transporte gratuito para as escolas públicas; além de familiarizar estudantes de todas as idades com a produção cultural brasileira, sustentabilidade, equidade de gênero e arte produzida por mulheres, bem como com a produção de artistas locais.


Outro objetivo é democratizar o acesso a estes espaços e ampliá-lo de modo diversificado, para que os agendamentos sejam feitos por escolas rurais, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, grupos de idosos, associações, entre outros. A Mediato Conecta proporciona também material pedagógico para potencializar a aprendizagem combinando a visita com as aulas. Isso inclui ações de acessibilidade que possibilitem a compreensão das obras por pessoas com deficiência, como garantir a experiência de pessoas surdas por meio de tradução em libras.


A plataforma atende gratuitamente educadores, estudantes e produtores culturais que tiverem interesse em disponibilizar seus eventos por meio do site. “Queremos colaborar para a formação de uma sociedade capaz de inventar novos mundos.  Fazemos isso por meio de experiências sensíveis e criativas, capazes de transformar cotidianos, inspirar novas formas de ver e viver no mundo. Realizamos isso diminuindo as distâncias entre a arte e as pessoas”, explica Luênia Guedes, diretora criativa da Mediato.


Como funciona

A Mediato Conecta é a ponte que une o público aos locais de experiências culturais. Ao acessar a plataforma, os interessados encontrarão uma vasta programação de diversos espaços culturais do Distrito Federal. É possível localizar atividades disponíveis a partir de categorias, como: exposições, teatro, dança, entre outros. Instituições de ensino e equipamentos culturais podem se cadastrar na plataforma neste link e manifestar seus interesses em oferecer programação cultural ou buscar atividades para complementar o ensino educacional.


Aproximar a arte de pessoas

A Mediato é o resultado do encontro de duas arte-educadoras que um dia também foram alcançadas pela potência da arte na escola. Esse sonho se expandiu e tornou-se o propósito dessa iniciativa:  promover encontros com a arte e oportunizar o acesso aos equipamentos culturais. Especialistas em mediação cultural, Arlene von Sohsten e Luênia Guedes, são formadas e pós-graduadas pela Universidade de Brasília, com pesquisa em recepção artística e educação patrimonial, respectivamente.


Incentivo

O edital Transformando Energia em Cultura é uma iniciativa de fomento à arte e à cultura, realizado pelo Instituto Neoenergia e Neoenergia Brasília. Seu objetivo é apoiar projetos para a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, assegurando geração de trabalho e renda, bem como a valorização das culturas e tradições locais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação da plataforma está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), são eles:


- ODS 4 - Educação de Qualidade: Inclusão de estudantes, de grupos vulneráveis e pessoas com deficiências ao cenário cultural do Distrito Federal, por meio da facilitação do encontro e do diálogo desse público com eventos de arte.


- ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico: promove o crescimento econômico sustentável e responsável, gerando emprego digno, distribuição de renda e promovendo a cultura e os produtos locais.


- ODS 10 - Redução de desigualdades: Inclusão de pessoas vulneráveis e moradores do entorno de Brasília em experiências culturais. Esta integração é estimulada com a promoção do acesso igualitário à cultura, (transporte gratuito e ação educativa para escolas de regiões periféricas), a valorização da cultura local e a promoção da diversidade.


- ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Promove a valorização da cidade de Brasília e dos equipamentos culturais.  Além de projetar o desenvolvimento de uma compreensão integrada de Patrimônio Cultural e da fruição da arte, amplia-se o repertório estético dos estudantes, seu senso de pertencimento e o fortalecimento do cuidado público.


- ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: Incentiva e promove parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.



Comments


bottom of page