Mudança radical da cobrança de impostos começou há 20 anos com Hauly e Abuhab, os pais da reforma tributária
Defensor histórico da reforma tributária, tendo relatado duas propostas de emenda constitucional sobre o assunto, o deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) já é um veterano em Brasília.
Em audiências públicas sobre a reforma, ele pode ser visto ao lado do empresário Miguel Abuhab, de Santa Catarina. Os dois trabalham juntos há mais de 20 anos.
Abuhab é considerado o pai do split payment, a tecnologia que permite – no ato de recolhimento, sempre que uma fatura é quitada – a arrecadação, destinação e creditação automáticas dos impostos pagos sobre consumo ou serviços, tudo concentrado em uma conta corrente. No caso, com a reforma tributária, na prática para o consumidor tudo se resumirá a um imposto – o IVA Dual –, que vai substituir cinco tributos diferentes (ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI).
Em 2004, o modelo Abuhab já fazia parte da PEC 293, cujo relator foi o deputado Hauly. Vinte anos depois, ambos foram reconhecidos publicamente por suas contribuições pelo secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy.
O encontro do “pai da reforma tributária” com o “pai do split payment” resultou num sistema pioneiro no mundo, que une meios de pagamento e sistemas de eletrônicos de cobrança de impostos.
O investimento será restrito à adaptação entre os bancos. O custo é considerado pequeno pelo governo diante de suas vantagens. A expectativa do Ministério da Fazenda é que o split payment vai permitir uma redução de cerca de três pontos percentuais na alíquota padrão do IVA, a ser fixada após a regulamentação, e que hoje é estimada entre 26,5% e 27,5%.
O split payment elimina dois problemas crônicos do atual sistema tributário: a sonegação e a inadimplência, sem mencionar os ganhos com a redução drástica da burocracia que envolve o recolhimento de impostos no Brasil. A princípio, tributos federais – PIS e Cofins – foram escolhidos para a fase de transição com o split payment.
“Já poderia estar implantado, é algo simples como o pix”, conclui Miguel Abuhab.
Posts Relacionados
Ver tudoO Festival do Rio 2024 acaba de anunciar os ganhadores do Troféu Redentor da Première Brasil, ao qual concorreram 45 filmes na...
De volta aos palcos, a artista cantará um aconchegante repertório de música brasileira, da bossa ao samba. Repertório de "Muitos Brasis"...
Para relembrar um dos lugares preferidos dos brasilienses, o Espaço CULT tem a honra de receber a segunda edição do Tributo à Quarta...
Comments