No ar: hotsite Brasil pela Igualdade Racial mapeia ações em todo o país
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Fundação Cultural Palmares, lançou um hotsite em alusão ao dia da Consciência Negra, que pela primeira vez será comemorado como feriado nacional. Nele é possível encontrar um mapa interativo que reúne ações em todo o território nacional. A ação integra a campanha do Governo Federal de mesmo nome.
A iniciativa busca dar visibilidade aos eventos, campanhas e celebrações que reforçam o protagonismo da cultura negra e o combate ao racismo, promovendo a participação ativa da sociedade.
No hotsite é possível visualizar eventos e atividades, incluindo rodas de conversa, palestras, atos políticos e exposições; cadastrar eventos; acessar a agenda da igualdade racial; obter informações detalhadas sobre cada atividade cadastrada, como local, data, horário e organização responsável; e participar de ações e campanhas.
Mapa
Interativo, o mapa permite que cidadãos, instituições e movimentos sociais conheçam e as ações realizadas em cada região, promovendo um verdadeiro mapeamento nacional das atividades do Novembro Negro.
A plataforma já reúne mais de 170 atividades, que incluem rodas de conversa, palestras, atos políticos e exposições. Entre os eventos de maior destaque neste mês estão duas cerimônias especiais: uma celebração no Monumento Zumbi, no Rio de Janeiro, marcada para o dia 20, e outra na Serra da Barriga, que ocorrerá no dia 22.
Campanha Cultura Negra Vive
O Ministério da Cultura (MinC), lançou no último dia 5 de novembro a Campanha Cultura Negra Vive. A campanha alimenta o Mapa do Brasil pela Igualdade Racial por meio do preenchimento de um formulário disponível no site, onde instituições e cidadãos podem cadastrar eventos e ações. Estes serão incorporados ao Mapa Colaborativo da Cultura Negra de novembro, permitindo a visibilidade das celebrações em todo o país.
A campanha Cultura Negra Vive tem o objetivo de dar visibilidade à expressiva presença das culturas negras brasileiras nas ações realizadas em todo o país para o combate e superação do racismo, reforçando o papel essencial da cultura no diálogo com a sociedade sobre a Consciência Negra.
A iniciativa se apresenta como uma oportunidade de reafirmar que essas culturas resistem, mesmo diante de tentativas de apagamento ao longo da história, e reforça a necessidade de união para que permaneçam vivas e atuantes.
Posts Relacionados
Ver tudoA Yandex Ads, plataforma global de AdTech especializada em produtos e serviços de marketing digital impulsionados por IA, realiza um...
A cannabis medicinal é um assunto que costuma gerar bastante polêmica, principalmente entre parte da população que desconhece os...
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos e o Grupo Estruturação apresentam a 2ª edição do Relatório dos Impactos da Criminalização da...
Comments