top of page

Nova Orquestra lança a turnê ‘Pagode 90’, que passa por três capitais brasileiras em abril

“Essa tal Liberdade”, “Cheia de Manias”, “Me Apaixonei pela Pessoa Errada”, quem viveu a década de 90 certamente sabe cantar ao menos um desses clássicos do pagode. Celebrando esses e outros sucessos, em um clima delicioso de nostalgia, a Nova Orquestra levará para diferentes palcos pelo Brasil, durante o mês de abril, a turnê PAGODE 90, em parceria com o Instituto Cultural Vale. Violinos, violas, cellos, flautas, clarinetas, trompas, trompetes e trombone vão acompanhar instrumentos como cavaquinho, pandeiro e tantan em uma fusão entre a música clássica e o samba, nas apresentações gratuitas que passarão pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Vitória.

 

A estreia será no dia 18/04, no Circo Voador, tradicional espaço cultural na cidade do Rio, localizado no bairro da Lapa, que recebe grandes shows e diferentes tribos. A segunda parada acontecerá em Nova Lima, município de Minas Gerais, no dia 20, com apresentação no Teatro Municipal Franzen de Lima, casa de espetáculos construída na década de 40. De lá a Nova Orquestra segue para a capital Belo Horizonte, com show no dia 21, no Minascentro, edifício com fachada tombada e considerado patrimônio municipal. O encerramento será em Vitória, no dia 23, com duas sessões no Teatro Universitário UFFES, o maior do estado e um dos mais bem equipados do país.

 

Com regência do maestro da Nova Orquestra Eder Paolozzi, a formação contará com 14 músicos da Nova Orquestra e 21 jovens do Programa Vale Música, sendo sete de Corumbá (MS), quatro de Belém (PA) e dez de Serra (ES). No repertório o conjunto interpretará canções como “Pimpolho”, “Que se Chama Amor”, “Cilada”, entre outras, que ficaram famosas nas vozes de grupos como Art Popular, Só pra Contrariar, Molejo e Raça Negra.

 

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, fala sobre a alegria em iniciar uma nova turnê com o conjunto e levar música de qualidade e alegria para diferentes cantos do país: "É sempre incrível cair na estrada com a Nova Orquestra! Estamos muito animados para retornar a cidades como Belo Horizonte e Vitória e nos apresentar pela primeira vez em Nova Lima. O repertório foi cuidadosamente escolhido e deixa claro que ninguém vai ficar parado, será um grande baile para todo mundo dançar e cantar junto". 

Projeto musical que nasceu em 2019 com o intuito de proporcionar experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil. Desde a sua criação, o conjunto já realizou apresentações em eventos grandiosos como o Rock in Rio, Réveillon de Copacabana, The Town, Rock The Mountain, Game XP, além de ter realizado concertos ao lado de nomes como Baco Exu do Blues, Rael, Di Ferrero, Claudia Leitte, Toni Garrido, Daniel Boaventura e outros.

 

Em 2021 a Nova iniciou uma parceria com o Instituto Cultural Vale e através Programa Vale Música, que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país, levou apresentações para estados como Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Até o momento já foram realizadas quatro turnês, que homenagearam bandas e artistas como Rita Lee, Cazuza, Charlie Brown e Backstreet Boys. Todas as apresentações tiveram seus ingressos esgotados.

 

“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. A parceria com a Nova Orquestra traz essa riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês, grandes festivais de música do país, e têm uma nova oportunidade de explorar os diversos diálogos que a música de concerto possibilita tanto nas partituras como em novos cenários como, por exemplo, o Circo Voador, no Rio", afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.


SERVIÇO: 

Data: 18/04 - Rio de Janeiro, RJ

Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n - Lapa)

Horário: 20h

Entrada franca (retirada de ingressos no dia no local, somente no dia da apresentação)

 

Data: 20/04 - Nova Lima, MG

Local: Teatro Municipal Franzen de Lima (Praça Bernardino de Lima - Centro)

Horário: 20h

Entrada franca (retirada de ingressos no dia no local, somente no dia da apresentação)

 

Data: 21/04 - Belo Horizonte, MG

Local: Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 - Centro)

Horário: 19h

Entrada franca (retirada de ingressos no dia no local, a partir do dia 01/04)

 

Data: 23/04 - Vitória, ES

Local: Teatro UFES (Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras)

Horário: 18h e 20h30

Entrada franca (data de retirada de ingressos a confirmar)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

SOBRE A NOVA ORQUESTRA

Inovador projeto em busca de experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos.A Nova fez sua estreia em 2019 na Game XP para mais de 100 mil pessoas, no mesmo ano também foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, onde voltou em 2022 ao lado do cantor Jão e no espetáculo Uirapuru, com apresentações todos os dias de evento. Ganhadora do Prêmio Profissionais da Música, a Nova Orquestra se apresentou no principal palco do Réveillon 2024 de Copacabana, no Rio de Janeiro, nos festivais Rock The Mountain e Queremos, realizou uma turnê internacional nos Estados Unidos e fez shows ao lado de grandes nomes da música brasileira como Jão, Pitty, Di Ferreiro, Roberta Campos, Rael, Claudia Leitte, Toni Garrido e outros. Ainda em 2024, a Nova se apresentará no festival Doce Maravilha, no Rio.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Comments


bottom of page