top of page

O Maior São João do Cerrado: artista plástico do RS assinará o palco da festa


O Rio Grande do Sul, estado que sofreu com as fortes enchentes no primeiro semestre deste ano, está representado no O Maior São João do Cerrado, que acontecerá de 12 a 15 de setembro em Ceilândia. O artista visual Guinr, natural de Pelotas (RS), assinará a arte do palco do evento, ao lado da cenógrafa Rebeca Oliveira. A 16ª edição do evento também homenageará J. Borges, um dos maiores expoentes da xilogravura mundial, que faleceu em julho, aos 88 anos.



O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura brasileira que, além de retratar a tradição nordestina, busca apresentar trabalhos e manifestações de artistas de todas as regiões do país. Neste ano, a arte do palco ficará a cargo do designer gráfico Guinr, conhecido por seu trabalho voltado à cultura urbana e pela exploração de diversos procedimentos técnicos e manifestações culturais.



A colaboração entre Guinr e o festival promete ser surpreendente. Sem revelar detalhes sobre o trabalho que será exibido, Guinr expressa sua alegria e gratidão por ter sido escolhido para criar a arte da fachada do palco. "Através de muitas cores, trago seres e elementos específicos que acredito serem meios de expansão para iluminar nosso caminho durante essa celebração", explica o artista.



Guinr ressalta que, pela dimensão e por ser gratuito ao público geral, O Maior São João do Cerrado é, por si só, uma verdadeira inspiração e está intimamente ligado ao seu trabalho. "Pinto na rua para que qualquer pessoa possa ver, sem precisar ir a uma galeria. O festival faz isso, ocupando um espaço urbano ocioso e utilizando-o para o bem coletivo, valorizando o comércio local e reunindo cultura, artistas e pessoas de todo o Brasil para troca de conhecimentos", conclui o artista.



O Maior São João do Cerrado



A 16ª edição do Maior São João do Cerrado ocorrerá em Ceilândia de 12 a 15 de setembro. A banda Mastruz com Leite, um dos grupos de forró mais tradicionais do Brasil, abrirá a programação no palco principal. Até domingo, as apresentações ficarão por conta de Bicho de Pé, Iohanes, Negão Chandon, Flavinho Casca de Bala e Banda Magníficos, garantindo noites de muita música e alegria.



Desde sua estreia, o festival já reuniu mais de quatro milhões de pessoas, proporcionou 1.640 horas de música e contratou 26 mil artistas. A cada edição, são gerados 100 mil watts de som e consumidos 300 mil watts de luz. Além de promover a cultura, o festival também estimula a economia local, gerando 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos apenas em 2023.



Acessibilidade



Mais que promover entretenimento, O Maior São João do Cerrado tem como premissa possibilitar inclusão para o público. O evento conta com intérpretes em libras, audiodescrição, plataforma elevada para pessoas com mobilidade reduzida e estacionamento exclusivo para PCD.



O Maior São João do Cerrado é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI).



Programe-se:



Quinta-feira – 12/09


Pé De Cerrado


Abertura Oficial


Sanfona Lascada


Queima de Fogos


Bicho de Pé


Nilson Freire


Edu Boneco


Mastruz com Leite



Sexta-feira – 13/09


Boka de Sergipe


Elite do Cerrado


Rick e Rangel


Edu Boneco


Iohanes



Sábado – 14/09


Negão Chandon


Leandro Kato


Nena Queiroga


Guilherme Silva


Alisson e Aryel



Domingo – 15/09


Flavinho Casca de Bala


Sabugo de Milho


Nego Rainner


Si Bobiá a Gente Pimba


Banda Magníficos



Serviço | 16º O Maior São João do Cerrado


Data: 12 a 15 de setembro de 2024


Local: QNN 12 (ao lado do estádio Abadião) Ceilândia Sul


Hora: 18h – abertura dos portões



Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page