top of page

Pacotão retoma as ruas de Brasília com sátira e resistência


Criado em 1978 por um grupo de jornalistas durante o Regime Militar, o Bloco de rua mais tradicional e irreverente da capital federal já tem data para invadir as ruas de Brasília. A concentração será no dia 04 de março, a partir das 13h, na CLN 302/303, e seguirá pela contramão da W3 Norte em direção à 502 Sul, descendo para o Gran Folia pelo Eixo Monumental, encerrando o percurso por volta das 20h30.



Neste ano, o bloco promete manter sua essência provocativa e festiva, com marchinhas que satirizam o cenário político nacional e um desfile que resgata a tradição dos blocos de sujos, caracterizados pelo improviso, irreverência e forte participação popular. Em 2025, a política brasileira segue marcada por debates acalorados sobre a responsabilização de figuras públicas envolvidas em atos contra a democracia. Com a palavra de ordem “Anistia não", a folia do Pacotão reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e o direito à manifestação popular.



Em um momento em que a cultura de rua ganha cada vez mais espaço no Distrito Federal, a expectativa é de que centenas de foliões tomem as ruas para celebrar a tradição do bloco, que já faz parte do calendário cultural da capital federal.



A participação no Pacotão é gratuita e aberta a todos. Os foliões são convidados a se juntar à festa com suas fantasias improvisadas e muito bom humor. Mais do que um evento carnavalesco, o bloco se tornou um símbolo da resistência cultural e da liberdade de expressão em Brasília.



Concurso de Marchinhas


Misturando ironia e crítica social, a canção vencedora do Concurso de Marchinhas do Pacotão faz referência direta a figuras públicas e acontecimentos recentes da política nacional, reforçando o papel histórico do Pacotão como um espaço de protesto e sátira. Confira:



Anistia, Não!


Autores: Cicinho Filisteus ,Soares Pacotão  e Wilsinho Red



Toc,Toc, Toc


Polícia Federal


Prende Bolsonaro e


seu General.      Bis



Ainda estou aqui


Preso como patriota


Esperando o Messias chegar


Para a Papuda governar



Anistia, não !


Anistia, não !


Quero  mito


Comigo na prisão.



Para Charles Preto, presidente vitalício do Bloco, o Pacotão continua sendo o papel higiênico do carnaval brasiliense, desempenhando um papel fundamental no carnaval de Brasília. "O bloco sempre foi um espaço de resistência e expressão popular. Desde sua criação, usamos a sátira e o bom humor para fazer críticas e reflexões sobre o momento político do país. É um carnaval que diverte, mas também provoca o pensamento", destaca.



SERVIÇO:


Pacotão 2025


Data: 04 de março


Horário: Concentração às 12h


Local: CLN 302/303, via W3 Norte/Sul (contramão) até a 502 Sul


Atrações: DJ Jean Carlos, Banda Trem das Cores, Batukenjé, Samba da Baratona e Banda Podre do Pacotão


Entrada gratuita




Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page