top of page

ParkShopping recebe prêmio da Adasa

O ParkShopping acaba de conquistar o Prêmio Guardião da Água, concedido anualmente pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa. A edição 2024 do prêmio celebra empreendimentos que se destacam com práticas e iniciativas poupadoras de água no DF. Depois de uma série de visitas técnicas, o trabalho realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do PKS foi reconhecido.

Operada em parceria com a General Water, a ETE/PKS trata a totalidade dos efluentes descartados no shopping. Assim, o sistema de esgoto da cidade deixa de receber a grande emissão oriunda do descarte de banheiros, restaurantes e demais áreas. Em 2023, a ETE/PKS tratou impressionantes 96.600 metros cúbicos de efluentes, mais de 8 mil metros cúbicos por mês. A água de reuso gerada pela estação do ParkShopping fica armazenada em caixas especiais, separada da água potável que chega do sistema da CAESB, e atualmente é reaproveitada para fins não potáveis, como na jardinagem e no sistema de ar-condicionado (CAG/Central de água gelada).

O benefício imediato desse equipamento de tratamento é o ambiental, já que 100% do esgoto produzido nas dependências do ParkShopping passou a ser tratado por um sistema muito eficiente. “Consumimos água limpa da CAESB e a nossa ETE permite descartarmos água tratada no sistema de esgoto da cidade, revela Carlos Alberto Silva, gerente de operações do ParkShopping. Atento à jornada de transformação dos negócios no Brasil e no mundo, o centro de compras e experiências vem se transformando em um espaço ambientalmente sustentável.

De acordo com Natália Vaz, superintendente do ParkShopping, além de tratar os efluentes e devolvê-los dentro dos parâmetros legais e ambientais exigidos pela agência reguladora, otimizar a operação da estação reutilizando a água é uma grande conquista para as ambições de ESG do PKS. “Não sobrecarregamos o sistema de tratamento da capital; poupamos água, um recurso tão precioso ao homem e ao meio ambiente; e geramos economia para o condomínio e lojistas, uma vez que a água tratada pela nossa ETE retorna para uso indefinidamente. É um ciclo que nos orgulha e impulsiona”, reflete. Em 2024, estamos mais perto de reutilizar toda a água tratada na estação. Queremos alcançar os 100%. É o nosso objetivo. Estamos quase lá”, acrescenta a superintendente.

A cada três meses, o ParkShopping envia à CAESB laudos que comprovam que os efluentes são tratados de forma adequada e que toda a operação de tratamento está atingindo os parâmetros estabelecidos para grandes emissores. A ETE/PKS está em operação desde 2019.

 

ParkShopping - Inaugurado em 1983, o ParkShopping é referência na capital do País e conta com um mix diverso e qualificado de marcas, ampla oferta de serviços e excelentes opções de lazer e entretenimento para os brasilienses. Os empreendedores do ParkShopping são Multiplan e Previ, com administração da Multiplan. O PKS foi certificado no Experience Awards 2023, no segmento Shoppings, que recebeu milhares de votos de consumidores. A premiação indica o ranking NPS (Net Promoter Score), uma métrica de lealdade do cliente, e visa reconhecer as empresas com os melhores índices do Brasil em diversos segmentos.

Sobre a Multiplan - Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.

A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Possui atualmente 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6.000 lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.

 

 

 

Conecte-se em @parkshoppingbsb para acompanhar as novidades do shopping mais completo da cidade

Commentaires


bottom of page