Primeira edição da Expovitis Brasil coloca DF na rota da vitivinicultura
A primeira edição da Expovitis Brasil chegou ao fim neste domingo (21) e contará com uma segunda edição, conforme adiantou o presidente da feira nacional de vinhos.
“O evento foi bem recebido tanto pelos visitantes quanto pelos expositores e, por isso, contará com uma segunda edição no fim de junho de 2025”, anunciou Ronaldo Triacca.
O evento, que reuniu mais de 70 vinícolas e 250 rótulos de vários terroirs do Brasil, colocou os vinhos produzidos no DF no protagonismo. Inclusive, dois rótulos brasilienses foram premiados em 2023 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na categoria vinho tinto.
“Não tinha ideia da infinidade de rótulos produzidos no DF. A Expovitis é uma grande oportunidade de conhecermos os vinhos da nossa região”, disse o servidor público Ângelo Ventura.
Premiados
A primeira edição da Expovitis premiou 27 das mais de 70 vinícolas participantes na premiação do Brazil Wine Challenge. A competição classificou as vencedoras em Gran Ouro e Ouro.
Entre as vencedoras, a Vinícola UVVA, de Mucugê, na Bahia. Marcelo Petroli, enólogo da empresa, comemorou.
“A premiação é uma chancela do nosso trabalho, uma valorização da produção feita na Chapada Diamantina, consolidando a qualidade dos vinhos da região.”
O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e é o único do país com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que este ano completa um século de criação.
Comments