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Primeiro semestre do Brasiliana TV distribui R$ 300 mil em receitas para produtoras no catálogo

Em seu primeiro semestre em atividade, o Brasiliana TV se firma como o streaming do grupo Curta! totalmente dedicado a obras nacionais de ficção e documentário. Considerando de março a agosto deste ano, o relatório semestral da marca está distribuindo perto de R$ 300 mil em receitas líquidas às produtoras com filmes disponíveis no catálogo. Entre elas, estão a LC Barreto, a Conspiração Filmes, a Casa de Cinema de Porto Alegre, a Morena Filmes, a Cinema Brasil Digital e a Cinédia Estúdios Cinematográficas.No topo da lista, o longa-metragem "Nome Próprio", de Murilo Salles e protagonizado por Leandra Leal, com R$ 21,970.58 de receita líquida ao produtor no semestre. "Achados e Perdidos" (R$ 7,731.54), de José Joffily, e "Doramundo" (R$ 7,446.74), de João Batista de Andrade, aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

"Guerra de Canudos" (R$ 6,290.44), o épico realizado por Sérgio Rezende, foi um grande destaque. Mesmo tendo estreado somente em agosto na plataforma, em apenas um mês de exibições já ocupa a quarta posição. "Engraçadinha" (R$ 6,187.65), com direção de Haroldo Marinho Barbosa a partir da obra de Nelson Rodrigues, surge em quinto lugar, seguido por "Memórias Póstumas" (R$ 6,175.61), adaptação de André Klotzel para o clássico machadiano. 

As marcas de SVOD do Curta! distribuem as receitas aos produtores considerando a permanência da obra no catálogo (minutos no catálogo) e a performance de cada obra (número de minutos exibidos frente ao total de minutos exibidos). 

"No segundo semestre, continuaremos com os filmes e séries já presentes no catálogo e estamos avaliando novos longas-metragens. Queremos expandir a parceria para mais produtoras do mercado", afirma Guilherme Carréra, coordenador do Brasiliana TV.

Disponível para assinantes do pacote PayTV da Claro tv+, o streaming oferece ao público de clássicos do cinema brasileiro, como "Bye Bye Brasil" e "A Hora da Estrela", produções mais recentes, como "Arábia" e "A Vizinhança do Tigre".

Para submissão de filmes e séries para avaliação curatorial, as produtoras devem inscrever as obras no site canalcurta.tv.br, indicando a marca Brasiliana TV no preenchimento do formulário.Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO. 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês. 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes. 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo; 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$ 1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.

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