top of page

Programa Educativo do CCBB Brasília promove oficinas que exploram a luz como elemento artístico


O Programa Educativo traz ao público, no mês de fevereiro, atividades que instigam a percepção de crianças e adultos, inspiradas na exposição “Luz Aeterna” que fica em cartaz, no CCBB Brasília, de 10 de fevereiro a 05 de maio. Toda a programação é gratuita, mediante retirada de ingressos e acontecerá aos finais de semana.

 Até o dia 09 de fevereiro, o público pode aproveitar ainda os ateliês Vida em Coisas, Vôo Livre e LabTeca, oferecidos durante todo o mês de janeiro. Depois, a luz deixa de ser apenas uma fonte de iluminação e passa a ser inspiração para novas formas de aprendizagem e expressão artística.

No Ateliê Bebê: Luz e Cor, os bebês e suas famílias são convidados a explorarem uma floresta envolta em penumbra com sons da natureza. A missão é procurar seres encantados, representados por bolas e objetos luminosos de diferentes cores e, assim, vivenciar experimentações sensoriais.

Após visita à exposição, os participantes do Ateliê Criação: Hora do Holograma serão convidados a produzir um suporte de acetato para ser colocado sobre o celular. A peça refletirá imagens do aparelho em três dimensões e revelará a magia do holograma. A oficina propõe uma experiência lúdica entre pais e filhos, enquanto estimula habilidades manuais.

O Ateliê Experimentação: Pintando com Luz traz conceitos de reflexão e refração da luz, fotografia, arte luminescente e novas formas de desenho. Em uma sala escura, cada um explorará possibilidades de desenho através de movimentos com uma lanterna. Câmeras fotográficas registrarão as performances e as composições formadas pelo percurso da luz. 

Nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro, toda a família está convidada a participar de uma oficina de máscara e explorar a arte deste que é um dos mais tradicionais adereços carnavalescos, enquanto todos aproveitam a folia com as demais atividades da programação do CCBB Brasília.

Às 19 do dia 17, o espetáculo musical Libertinas – Opera e Hip Hop envolverá o público com uma proposta inovadora, idealizada pelo coletivo feminino Mousikê Femme. Com influências que vão desde griots e blues até harmonias do jazz e poesias da música brasileira, a atração traz uma combinação curiosa e leve, mas questionadora sobre o simbolismo feminino. A apresentação é gratuita, mediante retirada de ingresso, e traz ao palco do Teatro do CCBB Brasília artistas consagradas do Distrito Federal: a soprano Aida Kellen, a pianista Duly Mittelsteldt, a flautista Diana Mota, e a rapper e compositora Lídia Dallet.

Às 19h do dia 24, o Sarau será um palco vibrante para uma batalha de rimas com artistas da cidade. A noite promete ser marcada pela criatividade e habilidade de diversos artistas atuantes na cena cultural, entre eles estão Nenzin, produtor e MC, Biro Ribeiro poeta e MC, Fugazzi, MC e integrante do grupo de RAP Lado Escuro do Avião.

 

A pedido, as oficinas de férias continuam em fevereiro

Para crianças e adultos, de terça a sexta-feira, com entrada gratuita e mediante retirada de ingressos: oficinas de aquarela, teatro, cerâmica fria, cianotipia, materiais artísticos e scrapbook.  

 

E mais:

A programação inclui ainda visitas mediadas, história contada e roda de leitura que dialogam com a exposição em cartaz. Mais informações estão disponíveis em:www.bb.com.br/cultura


Comments


bottom of page