Projeto piloto propõe instalação de desfibrilador para uso coletivo em residenciais de Brasília
No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos. Segundo o Ministério da Saúde, os ataques cardíacos são responsáveis por cerca de 100 mil dessas mortes, tornando as doenças cardiovasculares a principal causa de morte no país.
De acordo com o médico Paulo Guimarães, que ministra cursos de primeiros socorros, estima-se que cerca de 80% das mortes por ataques cardíacos poderiam ser evitadas com socorro imediato e adequado. "Isso destaca a importância do acesso rápido a serviços de emergência, como a presença de desfibriladores externos automáticos (DEAs) em locais estratégicos e treinamento adequado para realizar os primeiros socorros até a chegada de profissionais de saúde", explica o profissional.
No país, a obrigatoriedade de DEAs está regulamentada para determinados locais com grande circulação de pessoas, como aeroportos, aeronaves, estádios de futebol, centros de convenções, grandes eventos, shopping centers, academias, centros de atividades físicas, instituições de ensino e transporte público.
“Vale ressaltar que a parada cardíaca, também conhecida como parada cardiorrespiratória (PCR), é uma emergência médica grave onde o coração de uma pessoa para de bater de forma eficaz, interrompendo o fluxo de sangue para o cérebro e outros órgãos vitais, resultando na perda súbita da função cardíaca, da respiração e da consciência”, explica Guimarães.
Nesse contexto, a Brasal Incorporações decidiu inovar no segmento imobiliário do Distrito Federal, trazendo para Brasília a instalação de DEAs em um de seus empreendimentos. Segundo o diretor regional da Brasal Incorporações, Jean Oliveira, o objetivo é oferecer aos moradores do Gran Reserva Monumental, no Setor Noroeste, uma resposta rápida em casos de paradas cardíacas súbitas, aumentando as chances de sobrevivência dos afetados, seja no próprio condomínio ou na vizinhança.
Desfibriladores externos automáticos na prática
João Pedro David Messias, representante da Hospcom e responsável pelo treinamento dos colaboradores do condomínio Gran Reserva Monumental, destaca que esta é a primeira venda de DEAs para um condomínio residencial no DF.
“O aparelho é extremamente intuitivo. São dispositivos portáteis que entregam uma descarga elétrica ao coração de uma pessoa em parada cardíaca. Eles funcionam ligando o dispositivo, aplicando os eletrodos adesivos no peito da vítima e analisando automaticamente o ritmo cardíaco. Se necessário, o DEA avisa para garantir que ninguém esteja em contato com a vítima e instrui o usuário a pressionar um botão para aplicar a descarga elétrica, restaurando o ritmo cardíaco normal. Esses dispositivos são projetados para serem usados por qualquer pessoa, graças às instruções claras que fornecem”, conta.
"Estamos muito satisfeitos com esse projeto pioneiro e queremos expandi-lo para mais empreendimentos da Brasal. Esses dispositivos reduzem o tempo de resposta crítico, promovem a conscientização sobre emergências cardíacas e demonstram a responsabilidade da incorporadora com os moradores, criando um ambiente mais seguro e preparado para lidar com situações de emergência", finaliza Jean Oliveira.
Brasal Incorporações
Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado, que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos; comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.
Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011; e, em 2015, lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia. Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 10.000 unidades entregues e em obra, cerca de 1.5 milhões de m² construídos e 7.7 bi em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.
Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos e é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu sistema de gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQPH/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade.
Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles são feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental. A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança gera resultado!
Comments