top of page

Projeto Qualificação e Inclusão está com inscrições abertas para oficina de fotografia para deficientes auditivos


Quem disse que pessoas com deficiência não estão aptas para o trabalho? Cada dia cresce a quantidade de indivíduos, com algum tipo de deficiência, atuando profissionalmente. Mas o número ainda é muito baixo e as dificuldades maiores ainda. Foi pensando nisso, que a Lente Cultural criou o projeto QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO com o objetivo de profissionalizar PCDs para entrarem na cena cultural e da economia criativa do Distrito Federal. Com aproximadamente 154 mil PCDs no DF, segundo dados de 2020 do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, esses indivíduos, independente de suas limitações, estão aptos para atuar profissionalmente. 


Depois do sucesso do curso de Audiodescrição para cerca de 20 mulheres com deficiência visual ministrado pela professora Jane Menezes na Biblioteca Braille Dorina Nowill, agora será a vez do curso de fotografia para deficientes auditivos, com a professora Isabella Gurgel. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de junho, às 9h, pelo site www.lentecultural.org.br.


Isabella, que é fotografa e educadora, tem no currículo trabalhos de arte-educação para surdos, utilizando a fotografia como ferramenta de ensino-aprendizagem, além de conhecimentos em libras-linguagem para sinais. Parceira da Lente Cultural no projeto, Isabella acredita que propostas como essa vêm para quebrar o preconceito e durante o curso que ministra ela procura mostrar que não importa saber se quem fez a fotografia tem ou não algum tipo de deficiência. “O grande desafio que encontro durante as oficinas é quebrar paradigmas e desenvolver novas metodologias, tendo em vista que cada pessoa aprende de diferentes formas. Nosso objetivo é ensinar e abrir o caminho para que os PCDs possam ter uma atividade dentro do segmento da economia criativa do Distrito Federal”, afirma Isabella, que em seus cursos gosta sempre de levar os alunos para experiências ao ar livre.


Para Carol Peres, gestora do projeto ainda é necessária uma mudança de atitude por parte do mercado e do empregador para acabar com o preconceito social e isso só vai acontecer através do trabalho e inclusão desses profissionais na cadeia produtiva. “O projeto é para profissionalizar e oferecer qualificação técnica para que pessoas com deficiência possam atuar no setor cultural. Mas vai além, ele abre oportunidades de sociabilidade, qualidade de vida, networking e a inclusão na prática”, afirma Carol. 


O projeto, que conta com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, visa ainda promover uma conscientização de empregadores e colaboradores nas relações de trabalho promovendo uma quebra de barreiras e preconceitos para com esses indivíduos, proporcionando dessa forma, a construção de políticas, cada vez, mais inclusivas para PCDs.


SOBRE O COLETIVO LENTE CULTURAL


Há quinze anos atuando no Terceiro Setor, a Lente Cultural opera diretamente no segmento da cultura, com ações transversais à educação, inclusão e formação profissional. Tendo a fotografia em sua essência, o Coletivo virou referência no DF na promoção, valorização e aceso à cultura. Funcionando como um catalisador desempenha um papel crucial na integração das comunidades, utilizando a arte-educação, as artes visuais, a fotografia e outras expressões artísticas como ferramentas poderosas para a transformação social. Tudo isso, tendo como fio condutor os ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -propostos pela ONU para erradicação da pobreza no mundo. Nos próximos cinco anos, a Lente Cultural está comprometida em aprofundar seu impacto nas áreas de acessibilidade e inclusão cultural definindo esses focos como pilares essenciais às suas ações, no intuito de promover uma participação cultural mais equitativa e abrangente.

 

QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO

ATIVIDADE: Oficina de Fotografia

QUANDO: De 10 a 14 de junho, de 14h às 17h

ONDE: APADA, Conic, Ed. Venâncio, 4º andar

INSCRIÇÕES: Gratuitas e pelo site www.lentecultural.org.br até dia 10/06 *Vagas limitadas


Comments


bottom of page