Quadrilha junina Formiga da Roça representa o Distrito Federal no maior São João do Mundo em Campina Grande/PB
A quadrilha junina Formiga da Roça, com 28 anos de tradição, estará representando o Distrito Federal no Maior São João do Mundo em Campina Grande/PB, dia 27 de junho. O evento é realizado pela Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande – ASQUAJU-CG, com apoio da prefeitura de Campina Grande, Liga de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno – LINQDFE e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – SECEC/DF, através do Fundo de Apoio a Cultura – FAC e Conexão Cultura/DF.
No dia 27 de junho, a Formiga da Roça apresentará o espetáculo “SER-TÃO”, o clássico em forma de cordel, em Campina Grande/PB, no Parque do Povo e Pirâmide Jacson do Pandeiro. No espetáculo a Quadrilha lembra a origem das comemorações e festas juninas, que nasceram para agradecer pela “prosperidade” e a “fartura” num lugar onde muitas vezes essas palavras não visitavam sempre.
Dia 28 haverá um intercâmbio cultural na cidade cenográfica e na vila do artesão, que é uma cidade montada no mês de junho e se caracteriza por ter o tamanho natural, com todos os componentes de um vilarejo rural do final do século XIX. No dia 28 a Formiga ainda se apresentará em pontos Turísticos e Culturais do Estado da Paraíba.
A Formiga da Roça se estabelece como um dos maiores expoentes da cultura junina da capital, se apresentando em escolas, feiras, igrejas e eventos diversos. Com esse intercâmbio cultural que será no nordeste, a Formiga promete compartilhar todo conhecimento e experiência absorvidos e fortalecer o movimento junino de Brasília, com atividades dentro do ambiente escolar, levando as danças típicas e oficinas de cultura popular.
A numerosa comitiva da Formiga conta, ao todo, com 82 integrantes, incluindo a banda regional Forró de Feira, e foi dividida em dois grupos para o embarque no aeroporto de Brasília rumo à Paraíba. No dia 27 (quinta-feira), às 18 horas, sai o primeiro grupo com 50 íntegrantes, e logo em seguida as 18h45 sai o segundo grupo com 32 integrantes, chegando os dois voos praticamente no mesmo horário e a quadrilha estará completa no nordeste. O retorno para a capital está programado para o dia 01 de julho.
Para Patrese Ricardo, presidente da Formiga da Roça, o movimento junino do DF tem muita semelhança com os festejos que acontecem no nordeste e as referências estão presentes em solo brasiliense: “Acreditamos que não existe solo tão pobre que a arte não possa brotar, e abrimos assim a porteira da nossa fazenda para fazer, com muita alegria e diversão, uma homenagem ao povo nordestino, que pode até perder tudo, mas nunca perde a fé e nunca deixa de acreditar.”
A turnê da Quadrilha pela Paraíba terá cobertura através das redes sociais da Formiga da Roça (Instagram e YouTube).
Agenda da Turnê de apresentação:
28/06
Parque do Povo e Pirâmide Jacson do Pandeiro e Quadrilhodromo.
29/06 Intercâmbio Cultural na Cidade Cenográfica e vila do artesão
30/06 pontos Turísticos e Culturais do Estado da Paraíba
Dia 01/07 retorno para Brasília
Chegada no aeroporto de Brasília às 9h30 da manhã.
Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça:
Comments