top of page

Qual roupa usar em uma entrevista de emprego presencial e online? Consultor de imagem dá dicas para turbinar a apresentação pessoal


A primeira impressão é sempre significativa no campo profissional e estar bem vestido pode ser umas das chaves do sucesso em uma entrevista de emprego. No mês em que se comemora o Dia do Trabalho, o consultor de imagem e estilo Rafael Flumingnam explica como a escolha das roupas influencia a apresentação pessoal durante um processo seletivo, e destaca também o papel da psicologia das cores neste processo.

Segundo Flumingnam, as cores ideais para este momento são o azul marinho e o cinza, no caso dos ternos (femininos ou masculinos) para ambientes mais formais. Já as camisas sociais podem ser puxadas para o branco, azul claro ou rosa bebê. Em um local mais casual, uma camisa polo escura fará a vez.  “Roupas discretas e bem cuidadas nas cores neutras são sempre bem-vindas. Além disso, é preciso levar em consideração o cargo pretendido e a cultura da empresa, que podem ser fatores decisivos na hora da contratação”, garante Rafael.

Com tonalidades mais clássicas e um look bem alinhado, o candidato pode ganhar mais autoconfiança, ponto provado cientificamente pelo estudo de Cognição Indumentária, que mostra que os resultados humanos estão ligados à maneira como nos vemos. Pelo fato da entrevista ser um primeiro encontro, a máxima do ‘menos é mais’ é crucial, pois a atenção deve ser do candidato, para que ele possa focar em suas competências curriculares.

Ainda, segundo o Flumingnam, é preciso cautela para utilizar acessórios, maquiagem e a escolha de calçados. “Tudo carrega uma mensagem. Um simples anel já conta, a maquiagem deve ser leve e corretiva, e o calçado precisa ajudar a manter a postura”, comenta.

Entrevistas online requerem atenção 

As entrevistas de emprego online estão cada vez mais frequentes. É importante caprichar no look do outro lado da ‘telinha’. Nada de pijamas ou roupas de academia, o ideal é se vestir e portar como se fosse em uma entrevista presencial. Diversos profissionais se deixam levar pela sensação de informalidade que o digital proporciona, porém é preciso pensar também na sua imagem.

“A análise de um candidato é feita em qualquer ambiente, inclusive no virtual. Estar alinhado é primordial para esses momentos, pois diz muito sobre o candidato, por exemplo, em se apresentar bem para o outro. Não é uma conversa qualquer, é um emprego que está em jogo”, diz Flumingnam.

Dress Code

Nem toda empresa tem um manual de vestimenta definido, principalmente, para combater o preconceito na hora da seleção. Mas o ideal é o colaborador tentar se adaptar a cultura organizacional de cada empresa, sem que perca a sua identidade.

“Vender nossa imagem está intrínseco ao ser humano, e o alinhamento visual para entrevistas de emprego está ligado a isso. Usar técnicas de estilo a seu favor é valioso e pode garantir um melhor resultado em um processo seletivo”, conclui Rafael.  

 

Sobre Rafael Flumingnam: 


 

Rafael Flumingam é consultor de imagem com sólida formação pela Panamericana Escola de Arte e Design, de São Paulo. Com 36 anos e natural de Praia Grande/SP, especialista em consultoria de imagem pessoal e estilo, Rafael possui uma visão global da moda, construída através de cursos no Brasil e no exterior, incluindo um intercâmbio em Nova York.

Dentro de seu escopo de trabalho, que vai do visagismo aos workshops de imagem pessoal, atua demonstrando que a imagem pessoal pode ser a chave para novas conquistas. Em 2024, Rafael estilizou o ator Caco Ciocler para o seu casamento, que aconteceu em São Paulo.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page