Release Coleção “Onça por todos os cantos.”
Nosso Verão 25 intitulado ‘Onça por todos os cantos’ é o nome de uma das séries da artista sul-matogrossense Lúcia Martins. A artista já mostrou suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguay, empresta para o tecido suas obras de traços e manchas felinas desenhadas em pastel seco sobre papel. Famosa no Mato Grosso do Sul por interpretar a onça-pintada de diversas formas, cores e texturas, sob seu olhar selvagem, o felino tão querido na moda, além de imprimir estilo e personalidade, quando ilustrado a partir de obras de arte desenvolvidas por uma artista sul-matogrossense imprime cultura, brasilidade e regionalismo.
Acessar o arquivo de onças da artista e ilustrar seus traços em nossas coleções, encontra a essência e o propósito da KAKØ, que é agregar valor único e um legado à moda brasileira e regional. Tendo a arte e a moda o poder de transformar impressões da sociedade, como estilista e designer Claudia Ferraz (Kakô), busca através de suas coleções ilustrar perfis e comportamentos marcantes da cultura e da natureza do Cerrado e do Pantanal sua terra natal, fortalecendo a linha de estamparia exclusiva, seja na alfaiataria ou loungewear, através de parcerias com artistas regionais.
O Verão 25 pinta com onças por todos os cantos tecidos naturais como o linho, modal e seda. A obra Couro de Onça tinge com textura aveludada e pintas realistas o cetim modal em variantes amarela com preta e vinho com branco que se transformam em kaftans, vestidos e pijamas para o dia a dia. A obra Córrego de Onça espalha pelo linho manchas coloridas e uma pincelada elétrica em variantes bege, marrom e verde e preta, branco e laranja, se transformando em calças, camisas, maxi coletes e saias pregueadas.
Na linha de alfaiataria lisa em crepe acetato e linho puro, os clássicos carros-chefes da marca foram revisitados, calças wide leg, calças carrot, blazers, coletes, bermudas, saias, vestidos e camisas introduzindo novos detalhes, botões dourados com formas orgânicas que remetem às formas de sementes foram coordenadas com peças em tricoline de algodão, camisas boyfriend elaboradas, saias longas franzidas e blusas com design assimétricos proporcionam composições de looks contemporâneos que transitam do trabalho a grandes eventos.
Viaje conosco nesse paraíso selvagem de primavera e verão 2025.
Crédito Fotos Campanha:
Direção Criativa: Claudia Ferraz (Kakô)
Estampas: Lúcia Martins
Fotografia: Mateus Alexandre (Matt)
Modelo: Leila Yallouz
Beleza: Larissa Queiroz (Home Beauty)
Sapatos: Arezzo Campo Grande
Joias: Hector Albertazzi para Carol Lúcio Semi JoiasSite Atelie KakoSite Multiplo Atelie
Lúcia Martins Coelho Barbosa
Lúcia Martins Coelho Barbosa, artista plástica, vive e trabalha na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, de onde desenvolve seu poder criativo em obras espalhadas pelo mundo. Formada em História pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT) e pós-graduada na área de Comunicação Imagem e Som pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lúcia sempre teve ao seu redor a natureza, a vida rural, a convivência com os povos originários e suas obras expõe este universo de forma ímpar. A aptidão pela arte vem desde a infância quando fazia pintura, entalhe, tapeçaria e pinturas em couro. Bem-humorada relembra que nesta fase trocava a soluções de problemas de matemática por desenhos.
A atenção na arte de Lúcia é a facilmente notada com a fluidez em que transita por diferentes temas e estilos, desde pastel seco sobre papel, acrílico, esculturas e instalações, fotografias e como autora de livros, sem perder a veracidade do conjunto. Já participou em trinta exposições entre individuas e coletivas.
Com uma trajetória de mais de 40 anos atuando com artes visuais já exibiu suas obras em Portugal, Itália, França, Israel, EUA, Japão e Paraguai. Foi aluna de Ignês Correa da Costa, discipula de Portinari, onde absorveu o ofício e a disciplina ao pintar. Também estudou com Azad Nanakeli, professor, pintor é grande expoente da Arte Kurda na Itália: “Lúcia, uma artista ainda inédita, porém madura, pinta com singular violência e poesia, cria profundidade espacial na cor, sugerindo superfícies desiguais, formatos diferentes e estruturas cadenciadas. “, comenta o mestre.
As telas de Lúcia retratam três temas em especial: a onça-pintada, as árvores e o abstrato.
Desde 1991 suas onças chamam a atenção pelo minucioso trabalho realizado com pastel seco sobre papel, onde cada fio de pelo do animal é desenhado um a um, em uma técnica autoral. As onças são apresentadas em versões ultrarrealistas, coloridas e/ou gráficas.
Velhas árvores, novas árvores, não importa. Enquanto pintura, são pinceladas com pigmentos variados, a atenção está centrada no vigor do tronco. Híbridas, investem sobre o tempo com movimentos suaves, quase um lamento. Sagradas, feridas, tribais ou cortadas, as árvores são mais que uma árvore nas obras de Lúcia, são a grande metáfora, são o signo ancestral da vida e da sabedoria.
O abstratismo de Lúcia surge em pinceladas fortes, com movimentos pulsantes. Retratam momentos e experiências da vida, em cores criadas pela artista.
Com o projeto Peretá ("Caminho" em Tupi Guarani) exibiu o grafismo indígena e instalações em 4 capitais brasileiras - Brasília, Goiânia, São Paulo e Campo Grande.
Premiada em 1991 com 1º Prêmio (Desenho) Salão de Arte de Dourados (MS), em 1992 com a Medalha de Prata (Pintura) no Salão de Franca (SP), em 1996 Exposição Pan Americana de Artes Plásticas em Corumbá (MS) e em 1998 com 1º Prêmio (Pintura) no 11º Salão de Artes Plásticas de MS Campo Grande, a artista segue expondo seu trabalho em coletivas e individuais pelo mundo.
Em 2016 criou o Múltiplo Ateliê onde desenvolve trabalhos com artistas e pesquisadores, incluindo gastronomia, educação somática, dança contemporânea, yoga e audiovisual.
Fiel à sua missão de operária da Arte.
SOBRE A MARCA
Kakô marca da estilista Cláudia Ferraz, cria peças atemporais em tecidos naturais. Arte, natureza e a vida urbana se unem com um minimalismo Artsy para mulheres elegantes. Levando obras, desenhos e pinturas da sua mãe, a artista plástica Zilá Soares, para estampas exclusivas em seda, linho e algodão. Alfaiataria e loungewear projetadas para o dia e noite com design easy-chic, priorizam conforto, longevidade e acabamentos impecáveis. Além das coleções, desenvolvemos peças sob medida no ateliê para clientes que prezam por exclusividade.
A DESIGNER
Meu nome é Claudia Ferraz, sou proprietária e diretora criativa do Atelier Kakô, marca de moda premium focada em alfaiataria e loungewear. Coordenadora de Estilo com especialização em Luxury Brand Management pela Paris School of Business (PSB), França. Docente de cursos, workshops e palestras. Vinte anos de experiência e vivência no mercado de moda, colaborando no estilo com grifes nacionais, desenvolvendo coleções próprias e colaborativas, coordenando a criação e desenvolvimento de coleções para o São Paulo Fashion Week.
Kakô, meu apelido de infância, se tornou carinhosamente o nome da marca desde as primeiras coleções homônimas. O DNA da moda e da arte herdei da tradição familiar, minha mãe a artista plástica sul mato-grossense, Zilá Soares, é conhecida por suas fases ilustrativas de corpos e linhas orgânicas com formas da natureza. Zilá tem suas obras expostas em galerias e lojas de design em SP. Minha avó foi a primeira designer de sapatos de Campo Grande MS, minha bisavó costureira, cresci e convivi desde a infância com moda e arte visitando feiras de acessórios, ateliers, exposições e showroons entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Para marca própria, arte, natureza e a vida urbana se unem com um minimalismo artsy e elegante. Para as marcas brasileiras que colaborei como estilista e coordenadora de estilo, como Ratier (coordenando design de quatro coleções para o SPFW), Cavalera (coleção collab Kakô x Cavalera), Carmim e Lebôh (Morena Rosa Grup) desenvolvi coleções com design minimalista e contemporâneo que definiram meu estilo como designer.
Venho da tradição de design slow fashion e purista, onde desenvolvo pessoalmente a modelagem e peças-pilotos no ateliê com uma equipe de duas costureiras e um assistente de estilo. O propósito do Atelier Kakô é oferecer coleções premium, acabamento impecável, com foco em alfaiataria e loungewear. Tecidos naturais como seda, linho e algodão compõe grande parte do mix de produtos, peças essenciais para um closet easy-to-wear e atemporal.
As estampas exclusivas dos lenços, vestidos, pijamas e ternos em seda e linho, diferencial da marca, são ilustradas a partir das obras de arte, desenhos e pinturas, da minha mãe a artista Zilá Soares, ela também, cria obras especialmente para as temáticas das coleções. As artes são resenhadas no photoshop onde tenho liberdade para brincar com as cores, formas e traços pensando na estética da roupa ou lenço. Fazer roupa para mulheres contemporâneas e elegantes é o que sabemos fazer. Há dois anos venho realizando o sonho de transportar as obras de arte da minha mãe para as roupas. Durante a pandemia, após minha filha completar 1 ano, foi o momento ideal que encontrei para empreender meu negócio, começando com pijamas de seda estampados e ternos de linho com produção terceirizada. Hoje a marca tem confecção própria para desenvolvimento das pilotos e peças sob medida, e-commerce, participamos dos desfiles regionais MSFW, a meta a partir do Inverno 2024 é vender no atacado tornando acessível ao público.
CLAUDIA FERRAZ (KAKÔ)
Creative Director
Comments