Renato Borghetti e Emily Borghetti estão entre os destaques do primeiro fim de semana da 32ª Expotchê
- Rodrigo Carvalho
- 6 de jun.
- 4 min de leitura

A cultura gaúcha está de volta ao coração da capital com a 32ª Expotchê, que acontece de 6 a 15 de junho no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. E no primeiro fim de semana do evento, um dos momentos mais esperados é o show do consagrado gaiteiro Renato Borghetti, que se apresenta no sábado, 7 de junho, às 21h, no Palco Principal. Acompanhado do pianista Vitor Peixoto, do saxofonista e flautista Pedro Figueiredo e do violonista Daniel Sá, ela receberá no palco a filha, a bailarina Emily Borghetti, para uma participação especial.
Um dos mais aclamados músicos do Brasil e referência na música instrumental sul-americana, Borghetti é mestre da gaita-ponto, e revolucionou a forma de interpretar a música gaúcha ao fundir as sonoridades tradicionais do sul do país com elementos do jazz, da música clássica e de outras vertentes contemporâneas. Com uma carreira internacional consolidada, leva a identidade cultural do Rio Grande do Sul aos palcos do mundo com sofisticação, autenticidade e emoção. Seu trabalho é marcado pelo virtuosismo, pela inventividade nos arranjos e pelo profundo respeito às raízes regionais.
Emily Borghetti, bailarina e coreógrafa, vem ganhando destaque por ressignificar a tradição da chula – dança típica gaúcha tradicionalmente masculina – com uma abordagem autoral e feminina. Juntos, pai e filha representam a força da cultura sulista transmitida de geração em geração, misturando música e dança em uma performance emocionante que une tradição e inovação.
Sobre a Expotchê
Realizada pela primeira vez em 1992, a Expotchê faz parte do Calendário Oficial do Distrito Federal (Lei nº 3.622/2005) e é um dos maiores encontros culturais da capital do país. Promovida pela Rome Eventos, reúne o melhor das manifestações artísticas, da moda, do artesanato, da agroindústria familiar e da gastronomia típica gaúcha. Promovida pela Rome Eventos, conta com o apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal; FETAG-RS, Emater-RS, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Turismo e Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
O evento é viabilizado a partir da comercialização de estandes e venda de ingressos.
Confira as demais atrações do fim de semana
Grupo ThollFundado em 1987 em Pelotas/RS, o Grupo Tholl é reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado. Este ano, a trupe traz para Brasília o espetáculo “Lendas do Sul”, que faz a junção da arte circense do grupo com a obra de João Simões Lopes Neto, em uma releitura poética de três lendas gaúchas. M’Boitatá, A Salamanca do Jarau e O Negrinho do Pastoreio ganham vida com imagens impactantes e linguagem corporal.
Grupo Ana TerraO grupo Ana Terra é conhecido por suas apresentações de dança folclórica gaúcha, que celebram as tradições e a cultura do sul do Brasil. Com coreografias envolventes, presença cênica e muita emoção, transporta o público para o universo das tradições gaúchas.
Le FarfalleLe Farfalle é uma banda que mistura elementos da música tradicional gaúcha com influências contemporâneas. Suas apresentações são marcadas por energia e inovação.
Alma Gaudéria
O grupo, com uma trajetória de 18 anos, destaca-se como um dos principais expoentes da música gaúcha. Natural de Porto Alegre, lançou nove álbuns e roda o país levando os seus bailes.
Street Rock BandO grupo, liderado por Diogo Melo, apresenta um repertório que combina música regional com toques modernos, oferecendo ao público uma experiência musical diversificada e cativante.
Bruno Z & BandaBruno Z é um cantor que presta tributo ao rock gaúcho, interpretando clássicos do gênero com paixão e autenticidade, conquistando fãs por onde passa.
Projeto PriskleO espetáculo “Luz e Movimento” une artes circenses e tecnologia em uma performance visualmente hipnotizante com bastões e esferas de LED. Bárbara Francesquine e Gustavo Ollitta conduzem o público por um universo de cores, formas e ritmo.
CTG Estância Gaúcha do PlanaltoO CTG Estância Gaúcha do Planalto é um centro de tradição que mantém vivas as danças, músicas e costumes gaúchos, apresentando performances que celebram a cultura do sul.
CTG Sinuelo da Saudade
Um dos mais tradicionais centros de preservação da cultura gaúcha no Planalto Central, é reconhecido por manter vivas as tradições do Rio Grande do Sul por meio de danças, músicas e costumes típicos. O grupo de dança do CTG é conhecido por suas apresentações que celebram a cultura do sul do Brasil, com coreografias envolventes e presença cênica marcante.
Programação
06 de junho – sexta-feira15h00 – Le Farfalle – Palco Churras Tchê16h00 – Projeto Triskle – Palco Principal17h30 – CTG Sinuelo da Saudade (PAD/DF) – Palco Regional18h10 – Projeto Triskle – Palco Churras Tchê19h00 – Alma Gaudéria – Palco Principal19h40 – Solenidade de abertura 32ª Expotchê – Palco Principal20h00 – Grupo Circense Tholl – Palco Regional20h30 – Bruno Z e Banda – Palco Churras Tchê
07 de junho – sábado12h00 – Projeto Triskle – Palco Churras Tchê12h30 – Grupo Circense Tholl – Palco Regional14h00 – CTG Estância Gaúcha do Planalto15h30 – Projeto Triskle – Palco Regional17h00 – Le Farfalle – Palco Churras Tchê18h00 – Grupo Circense Tholl – Palco Regional18h30 – Grupo Ana Terra – Palco Churras Tchê19h30 – Alma Gaudéria – Palco Regional19h30 – Projeto Triskle – Palco Churras Tchê21h00 – Renato Borghetti e Emily – Palco Principal
08 de junho – domingo12h00 – Le Farfalle – Palco Churras Tchê13h00 – CTG Sinuelo da Saudade (PAD/DF) – Palco Principal13h00 – Grupo Circense Tholl – Palco Regional15h00 – Grupo Ana Terra – Palco Churras Tchê16h00 – Projeto Triskle – Palco Regional16h00 – Le Farfalle – Palco Principal19h00 – Alma Gaudéria – Palco Churras Tchê20h00 – Street Rock Band – Palco Principal20h00 – Grupo Ana Terra – Palco Regional
SERVIÇO
32ª Expotchê
Data: de 06 a 15 de junho
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
De segunda a quinta: das 16h às 23h (entrada gratuita das 16 às 17h)
De sexta a domingo: das 11h às 23h
Ingresso: R$20 (inteira), R$10,00 (meia) nos casos garantidos por lei e *ingresso solidário
*doação de um agasalho, em bom estado, higienizado e embalado em saco plástico dá direito à meia entrada
Pessoas com deficiência: acesso gratuito (acompanhante paga meia entrada)
Indicação: livre
Ingressos adquirido na bilheteria do evento ou pelo site: www.expotche.com.br
Comments