Reta final: confira 5 dicas para a prova do ENEM de domingo (12)
- Rodrigo Carvalho

- 10 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 é neste domingo, dia 12 de novembro, com provas na área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática. Nessa reta final, o professor de matemática do Colégio Católica Brasília, Eduardo Lima, destaca pontos que devem ter total atenção do estudante na hora de fazer a prova. Confira:
Entenda a regra do jogo! A Teoria de Resposta ao Item valoriza quem tem a melhor gradação de acerto nas questões e penaliza quem acerta questões difíceis e erra questões fáceis. Ela considera o segundo caso como indícios de "chute", ou seja, como um aluno acerta uma questão difícil e erra uma fácil? Por isso, a primeira dica é o aluno focar em acertar muitas questões fáceis (questões que ele saiba que todo mundo consegue fazer).
Inicie por Matemática. A recomendação é iniciar pela prova de matemática por dois motivos. Primeiro porque a média em matemática é sempre mais alta que as outras áreas do conhecimento, por isso, requer uma atenção e cuidado maior. E depois, fazer a prova de matemática cansado deixa o estudante mais suscetível a erros de cálculo.
Defina uma estratégia para lidar com o tempo. O tempo é o maior inimigo do estudante que faz o ENEM. É importante que cada aluno já chegue com uma estratégia própria de prova e que não perca muito tempo em questões difíceis. Uma recomendação é fazer a prova normalmente, lendo questão por questão. Se você consegue fazer a questão, faça na hora! Se consegue, mas sabe que a questão é trabalhosa, marque-a e deixe para depois. Se não conseguir, marque-a e deixe para depois das trabalhosas.
Foque em temas relevantes:
Matemática: grandezas proporcionais, escala, projeção ortogonal, matemática básica, estatística, porcentagem, gráficos e tabelas, geometria espacial, transformação de unidades de medida, funções.
Biologia: Poluição Ambiental, Histologia Humana e imunidade, Ecologia, Biotecnologia, ciclo biogeoquímicos, ecossistemas, envoltórios celulares.
Física: Ondas eletromagnéticas, fontes de energia e suas conversões, potência e energia elétrica, associação de resistores, calorimetria, hidrostática, ondas e Mecânica.
Química: pilhas, propriedades físicas, química ambiental, concentração física das soluções, separação de misturas e termoquímica.
Use atalhos para cálculos mais rápidos ou de cabeça. Lembre da propriedade distributiva, o famoso chuveirinho, assim como de produtos notáveis e fatoração. Em divisões, em vez de multiplicar os números, fatore-os, para usar a regra do cancelamento. As propriedades de exponencial e log são úteis também. Por fim, use o rascunho da prova para acelerar cálculos a mão. E boa prova!
Legenda da foto: Eduardo Lima, professor da disciplina de Matemática do Colégio Católica Brasília dá dicas valiosas na reta final do ENEM.










Comentários