top of page

Segredos da Escovação: Dicas de Dentista sobre como escovar os dentes da forma correta



Escovar os dentes é um hábito comum e muitas vezes é realizado de forma automática, resultando em uma má escovação, o que pode desencadear problemas como cáries, gengivite, mau hálito, entre outros._

Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia, e o uso do fio dental, previamente a escovação, é necessário em uma das vezes, preferencialmente antes de dormir, para evitar o acúmulo de alimentos entre os dentes.

De acordo com o Cirurgião-dentista Rafael José Santos Rodrigues, coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio de Brasília, a escovação correta difere do costume da maioria das pessoas, que com grande quantidade de pasta, passam a escova rapidamente de um lado para o outro e acreditam estarem em dia com a higiene bucal.

Para uma escovação adequada, o uso do creme dental deve ser em menor quantidade do costume da maioria, o equivalente a um grão de ervilha para adultos, além de ter em sua composição entre 1000 e 1500 ppm de flúor.

Veja abaixo os passos principais para a escovação adequada:

- Uso do fio dental;

- Pouca quantidade de pasta, escovar um grupo de dentes por vez com movimentos leves e circulares;

- Limpar a língua com movimentos de dentro para fora;

- Fazer o uso do enxaguante bucal para melhorar o hálito - mas este não deve ser utilizado todos os dias.

Além da escovação adequada, a forma como a escova é mantida pode implicar na proliferação de bactérias. A escova deve ser trocada a cada três meses ou quando suas cerdas já estão gastas, além de mantê-las guardadas de forma individual, sem junta-las com escovas de outras pessoas.

“ O hábito de escovar os dentes já virou algo rotineiro, às vezes, nem reparamos como estamos escovando, era o meu caso, até eu me tornar estudante de odontologia. Agora, não só desenvolvi melhores hábitos de manter a higiene bucal, como influenciei minha família na prática. Cada um guarda sua própria escova separada uma das outras e a cada três meses fazemos a troca”, relata a acadêmica do curso de Odontologia da Estácio Brasília, Daiane Rocha da Silva.

Com uma rotina de cuidados consistentes, que inclui a prática da escovação correta e visitas regulares ao dentista a cada seis meses, é possível prevenir uma série de doenças bucais e manter uma saúde oral duradoura e eficaz.


Comments


bottom of page