Segurança e Montagem Circense: projeto oferece cursos gratuitos de capacitação
Com o objetivo de disseminar a cultura de segurança no circo e capacitar profissionais para atuar neste mercado de trabalho, no DF, o projeto “Segurança e Montagem Circense” oferece cursos gratuitos em importantes modalidades: Inspeção de Equipamentos – estudo das condições dos equipamentos utilizados em diversos sistemas de segurança em altura – e Rigger Artístico N1 – formação de profissionais para atuar na montagem e segurança de estruturas circenses. Todas as atividades que compõem o projeto são gratuitas e acontecem entre julho e agosto deste ano.
A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF) e com o GDF.
As inscrições já estão abertas e disponíveis na página @entre.nos.circo. Para concorrer a uma vaga, basta preencher o formulário virtual, até 23 de junho. Mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans ou com deficiência terão prioridade na seleção.
Além dos cursos, o projeto oferece um estágio prático supervisionado aos alunos que concluírem a formação em Rigger Artístico. Palestras sobre segurança nas práticas circenses e bate-papo online também estão entre as ações que serão oferecidas.
Demanda latente
De acordo com Ludmila Condé, proponente do projeto e artista circense, Brasília carece de profissionais capacitados para a montagem de estruturas circenses e produção cultural. Com o crescente número de praticantes e escolas de circo no DF, segundo a profissional, é essencial criar parâmetros de segurança e capacitar profissionais para montar e manter os equipamentos circenses adequadamente.
“A discussão sobre segurança no circo é recente no Brasil, e não há leis específicas que regulamentem essas atividades. Muitos artistas e profissionais do circo trabalham com equipamentos inadequados e sem seguir padrões de segurança, o que os expõem a riscos desnecessários. Por isso, o nosso objetivo é disseminar a cultura de segurança no circo e formar profissionais qualificados para atuar nesse mercado no DF”, explica Ludmila.
Oportunidade
Além de tratar de um importante pilar para o universo circense – a segurança –, o projeto oferece uma oportunidade excepcional. Os cursos realizados pela Aérius Soluções em Altura, empresa especializada em segurança de Campinas, São Paulo, possuem um alto custo de investimento. A formação em Rigger, por exemplo, sai, em média, mais de 1.550 reais por aluno.
“Estaremos em Brasília com uma equipe de profissionais experientes que atuam na área de segurança aqui em São Paulo, para a realização dos dois cursos. Além da formação, os cursos pretendem levar conhecimento de qualidade e incentivar o pensamento crítico. No final, os alunos terão autonomia para trabalhar com mais segurança e conhecimentos específicos”, comenta o professor Diego Ferreira.
Confira programação completa do projeto:
Inspeção de Equipamentos
Data: 13 e 14 de julho (2 dias)
Horário: das 8h30 à 12h30 e das 14h30 às 18h30
Local: Galpoa Ateliê Circense, Vila Planalto, Brasília/DF.
Vagas: 20
Rigger Artístico N1
Data: 15 até 19 de Julho (5 dias)
Horário: das 8h30 à 12h30 e das 14h30 às 18h30
Local: Galpoa Ateliê Circense, Vila Planalto, Brasília/DF.
Vagas: 12
Inscrições para os cursos até 23/06: via formulário
Estágio Supervisionado
Para complementar a formação profissional do curso de Rigger.
Data: 27 de julho, 03, 10 e 17 de agosto (4 dias)
Horário: das 14h30 às 19h30
Locais: Galpoa Ateliê Circense (27 de julho e 17 de agosto)/ Complexo Cultural de Planaltina (03 de agosto)/ Complexo Cultural de Samambaia (10 de agosto)
Palestras sobre segurança nas práticas circenses.
Data: 20 de Julho
Horário: das 14h30 às 18h30
Local: Auditório da Faculdade de Educação Física da UNB
Palestrantes: Diego Ferreira, Isabela Levi, Daniel Lacourt e Vini Martins.
Bate-papo online sobre a responsabilidade civil pela segurança em atividades com risco em altura.
Data: 30 de julho
Horário: a partir das 14h30
Convidada: Lia de Paula Modesto.
Comments