Sessão solene celebra o dia nacional do conselheiro comunitário de segurança
No dia 30 de agosto, a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança. O evento, promovido pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (FECONSEG DF), com o apoio do deputado Roosevelt Vilela, contou com a presença de diversas autoridades e representantes da segurança pública e da sociedade civil, incluindo o Secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, a Deputada Bia Kicis, o Comandante do Corpo de Bombeiros, e a Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ana Paula Habka.
A presidente da Feconseg DF, Flávia Portela, aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) como um meio importante para a participação cidadã na segurança pública. “Os CONSEGs vão além de um elo entre a sociedade civil e as forças de segurança. Eles são fundamentais para ouvir a comunidade e traduzir suas preocupações em ações concretas. Precisamos continuar investindo na estruturação e legalização dos Conselhos para torná-los ainda mais eficientes dentro do sistema de segurança pública”, afirmou.
Durante o evento, foram destacados também os esforços de outras autoridades presentes, como a Deputada Bia Kicis, o Comandante do Corpo de Bombeiros, que tem sido um parceiro constante dos Conselhos, e o Diretor do DETRAN, Takani. A Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ana Paula Habka, também recebeu agradecimentos pelo trabalho em prol da segurança comunitária e pela disposição em dialogar sobre iniciativas como o Batalhão Ciclístico e os Grupos Vizinhos Protegidos.
Flávia Portela, ressaltou ainda a necessidade do compromisso contínuo para fortalecer a colaboração entre a comunidade e os órgãos de segurança. “Conselhos comunitários de segurança se apresentam não apenas como canal de mediação entre comunidades e os órgãos responsáveis por sua segurança, mas também como elemento importante para pesquisas, levantamento de dados e informações e porque não de proposições com vistas à políticas públicas de segurança”, concluiu.
Comments