Show da Banda Ibrachina lota Teatro dos Bancários em Brasília
Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China), a Temporada Cultural da China no Brasil encerrou sua passagem pela capital federal no domingo (18), com a apresentação da Banda Ibrachina Musical Project, que lotou o Teatro dos Bancários.
Com o tema “Brasil e China: Uma Mistura Musical", a banda brindou o público com uma coletânea de músicas chinesas com arranjos contemporâneos e sonoridade brasileira. “A proposta do grupo é fazer uma integração da musicalidade entre os dois países, que têm tradições culturais e musicais muito ricas”, comenta Thomas Law, presidente do Ibrachina, que acompanhou a apresentação.
O repertório foi o da nova turnê “Brasil e China: uma Mistura Musical”, com diversas canções conhecidas na China como “Sob a lima e o luar”, “Porque as Flores são tão vermelhas” e “A Lua é o meu coração”.
O grupo reúne músicos renomados tocando versões contemporâneas de músicas chinesas com letras em mandarim e português. No show, mostraram como a música é uma linguagem que une os povos. Isso é especialmente significativo por sua apresentação estar inserida no calendário de eventos comemorativos dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.
A formação atual da banda Ibrachina tem Rhaissa Bittar nos vocais em mandarim, Rubem Cabreata nos teclados e vocais em português, Fabá Jimenez na guitarra, Airton Fernandes no baixo e JP na bateria.
“As canções estão no formato que agradou os brasileiros e também os chineses da plateia. A receptividade do público foi linda. Estamos muito felizes com o resultado”, disse Fabá, que também é o maestro responsável pelos arranjos.
O Ibrachina Musical Project foi criado para integrar as culturas musicais chinesa e brasileira. Músicas conhecidas na China foram gravadas em versões contemporâneas e adaptadas para a cultura do Brasil.O evento é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei Rouanet, organização da Embaixada da China, patrocínio da CPFL energia, do Instituto CPFL, do State Grid e do Bank of China , e apoio do Chinese Bridge Club em São Paulo e Delb.
Os videoclipes de todas as gravações estão disponíveis no canal do Ibrachina no Youtube e também podem ser ouvidas no serviço de streaming Spotify.
Comentários