top of page

Sugestão de pauta: Trump resiste a problemas na justiça e o estado de Iowa deixa claro, os americanos o adoram

A popularidade de Donald Trump, provável candidato à eleição presidencial americana, resiste aos riscos de ser barrado na Justiça e inicia a prévia da eleição presidencial massacrando os concorrentes do partido Republicado. “A vitória no estado do Iowa revela uma nova profundidade no reservatório de devoção dentro de seu partido e dos simpatizantes americanos, pois mostra a possibilidade real da vitória de Trump no pleito presidencial em cinco de novembro”, observa Roberto Georg Uebel, professor de Relações Internacionais da ESPM.

O especialista destaca que o ex-presidente americano foi acusado de 91 crimes em quatro casos criminais no ano passado. No entanto, na primeira oportunidade que os eleitores tiveram de julgar Trump desde que ele tentou anular uma eleição, muitos republicanos de Iowa deixaram claro que o adoram. “As primárias permitem que o eleitor conheça melhor os pré-candidatos antes da eleição. Eles têm suas vidas públicas e privadas investigadas, e escândalos e realizações chegam ao conhecimento do eleitor médio durante esse processo”, explica Uebel.

O especialista diz que o perfil do eleitorado americano jovem vota no ex-presidente, ou seja, 54% dos eleitores de tem menos de 30 anos e não querem candidatos outsiders e não candidatos que promovam renovação, isso dentro na lógica do conservadorismo Liberal e chama mais atenção nos resultados de ontem. “Em certa maneira também é muito semelhante com o perfil do eleitorado jovem do Miley (da Argentina) e Bolsonaro. Então, acredito que será um pleito mais interessante dos últimos anos desde as eleições 2008 com a vitória histórica do Barack Obama. Tudo indica que não teremos uma disputa apertada, mas sim, grandes emoções pela frente no pleito americano de 2024”, finaliza Uebel.

O especialista está disponível para comentar o assunto.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page