Tecnologia permite visão em tempo real de máquinas na indústria
A Acrilex, fabricante brasileira de tintas, implementou uma solução para otimizar sua gestão e processos no chão de fábrica, marcando o início da sua jornada na transformação digital. Fornecida pela Cogtive, especializada em tecnologias com foco em excelência operacional para a indústria de manufatura, a ferramenta visou identificar oportunidades de melhoria na gestão de recursos e na operação.
Com uma produção de mais de 1,4 milhão de frascos PET e uma variedade de mais de dois mil itens, o grande desafio da Acrilex era ter uma visão ampla de tudo o que estava acontecendo nos 23 mil metros quadrados das duas plantas industriais da empresa.
Como solução, a Cogtive implantou 32 pontos de coleta de dados integrados a uma tecnologia baseada em OEE (Overall Equipment Effectiveness), que é um indicador de desempenho para medir a eficiência operacional de um equipamento, máquina ou linha de produção, a partir da disponibilidade (tempo em que o equipamento está disponível para operação), desempenho (eficiência durante o tempo de produção) e qualidade (proporção de produtos produzidos que atendem aos padrões estabelecidos).
Reginaldo Ribeiro, CEO da Cogtive, explica que a maior disponibilidade de informações precisas de processos permite a identificação de áreas de melhoria. "A Acrilex possui mais de 2.500 SKUs, que são medidas que diferenciam produtos em um estoque. Por isso, um dos desafios enfrentados pela fábrica era a ocasião de sua vasta gama de produtos e a configuração diversificada de suas máquinas, cenário que acabava gerando interrupções durante a produção. Anteriormente, o acompanhamento dos processos era manual e com a implantação da tecnologia baseada em IoT, todos os dados ficaram disponíveis em tempo real, permitindo a identificação de paradas e os motivos que as ocasionaram", explica.
Segundo Ribeiro, com dados precisos é possível ter uma visão ampla de todo o processo produtivo e das equipes, onde estão os seus gargalos, o porquê acontecem paradas de máquinas indesejadas e não programadas, qual o desempenho de set-up (que se refere ao processo de mudança da produção de um item para outro na mesma máquina ou equipamento, exigindo troca de ferramentas, ajustes e dispositivos) e saber quando houve retrabalhos, tornando a operação mais eficiente. "Assim, com uma compreensão clara da capacidade dos equipamentos da fábrica, é possível a tomada de decisões com agilidade e mais assertivas. Isso significa que a empresa pode expandir suas atividades de forma mais saudável, sem comprometer a qualidade das entregas", completa.
A Acrilex está presente em 40 países ao redor do mundo, com mais de 3.000 produtos em seu portfólio. “Estamos extremamente satisfeitos por termos essa parceria com uma das líderes do setor de tintas. Especialmente porque conseguimos explorar de maneira mais eficaz e precisa o potencial das equipes de operadores e a capacidade real da fábrica, permitindo escalar os processos de forma sustentável”, finaliza o CEO da Cogtive.
Posts Relacionados
Ver tudoDe 14 de novembro e 14 de dezembro, Brasília será palco de uma série de encontros entre artistas consagrados no país e no exterior. O...
No próximo 12 de outubro, o Alameda Shopping convida as famílias para uma celebração especial do Dia das Crianças, marcada pela diversão...
A Fundação Getulio Vargas recebe inscrições para o processo seletivo de todas as suas escolas, visando o preenchimento total de 1.449...
Comments