Tecnologia usada no processo de fabricação de tintas vai do início do ciclo produtivo até cálculos finais para armazenamento
- Rodrigo Carvalho
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Desde o seu surgimento, na pré-história, a tinta continua presente no cotidiano da humanidade. Com um processo de fabricação que já chegou a usar sangue e gordura animal em sua composição, essa importante substância vem passando por mudanças e absorvendo técnicas cada vez mais atuais no decorrer dos tempos.
Apesar de toda evolução, as tintas, que hoje em dia são usadas para os mais variados fins, ainda seguem a mesma fórmula básica dos seus primórdios, ou seja, uma mistura de pigmentos e ligante. O que mudou nesse processo foi a modernização das indústrias químicas, que passaram a usar alta tecnologia e equipamentos sofisticados em seu ciclo produtivo.
“Fabricar tintas é algo bem complexo que exige inovação contínua e conhecimento aprofundado”, afirma Alexandre Santos Godinho, fundador e CEO da God Mix Tintas, empresa com 17 anos de atuação na fabricação de tintas e impermeabilizantes. Segundo ele, vários componentes precisam ser combinados de forma equilibrada e harmônica para um resultado final de qualidade e os avanços contínuos da tecnologia têm ajudado muito o setor, pois o que antes era feito de forma quase artesanal tem agora recursos de ponta à disposição.
Utilizada do início ao fim do processo de fabricação das tintas, que começa com a separação e pesagem dos insumos, passando pela mistura de elementos e testes de qualidade e finaliza com o cálculo de quantas unidades poderão ser armazenadas em um determinado depósito, a tecnologia otimiza toda a jornada no chão de fábrica, evitando desperdícios e barateando os custos.
“Nos últimos anos, houve um avanço significativo no desenvolvimento de novos polímeros, que são a principal matéria-prima na composição das tintas”, continua Alexandre. “Aqui na God Mix temos uma capacidade produtiva de 60 toneladas por dia, não somente de tintas, mas também de impermeabilizantes. Temos um catálogo com mais de 42 produtos e já entendemos que precisamos estar sempre atentos a todas as novidades tecnológicas disponíveis no mercado”.A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a indústria de tintas, trazendo eficiência e precisão ao longo de todo o processo produtivo. Desde a formulação inicial, a IA pode prever a combinação ideal de pigmentos, polímeros e outros componentes químicos para alcançar características específicas, como durabilidade, secagem rápida ou resistência às intempéries. Além disso, algoritmos inteligentes podem otimizar os processos de mistura, identificar falhas em tempo real nos testes de qualidade e até mesmo prever a demanda do mercado, ajustando a produção para evitar desperdícios. Alexandre destaca que o uso da IA é uma tendência inevitável, capaz de levar o setor a um novo patamar de inovação e competitividade no mercado global.
Relevante no cenário mundial, estando entre os cinco maiores mercados, o segmento de tintas brasileiro é caracterizado pela tecnologia de ponta empregada e pela excelente competência técnica dos seus fabricantes.
God Mix Tintas
Com 17 anos de mercado, a God Mix Tintas é uma empresa de fabricação de tintas e impermeabilizantes com um portfólio de mais de 40 produtos. Dedicada à pesquisa de novas tecnologias, produtos e matérias-primas de qualidade, a God Mix Tintas é comprometida com rigorosos testes de qualidade. Saiba mais em: https://godmixtintas.com.br/
Comments