top of page

TopMed e Amazon Web Services realizam evento sobre gestão de dados na telemedicina

A TopMed, referência nacional em telemedicina e telessaúde, celebra uma nova etapa da parceria com a gigante da tecnologia Amazon Web Services (AWS). As empresas promovem o evento “Potencial do uso dos dados na inovação da saúde”, que será realizado de forma híbrida, na manhã da próxima segunda-feira (19/02). O formato presencial acontecerá para convidados, na sede da AWS, em São Paulo, já o online poderá ser acompanhado pelo link https://chime.aws/2379410768, entre 9h e 10h30. 

O painel contará com a presença de Jacson Barros, Gerente de Negócios AWS, Renata Zobaran, Diretora Técnica da TopMed e será mediado por Marcos Bego Diretor Executivo do INRAD HCSP.

A aproximação entre as duas empresas foi oficializada no mês de julho de 2023 e traz o potencial de transformar o setor brasileiro de saúde digital. A iniciativa inclui o desenvolvimento em conjunto de projetos em três frentes principais: no uso de inteligência artificial, na análise de dados da saúde populacional e na integração de serviços de saúde com a assistente virtual Alexa e outros dispositivos inteligentes.

Segundo Renata Zobaran, vivemos em uma era em que a tecnologia desempenha um papel crucial na transformação dos cuidados de saúde. A telemedicina surge como uma ferramenta inovadora que supera as barreiras geográficas e abre portas para uma abordagem mais abrangente e personalizada a tratamentos médicos.

“A coleta e análise de dados desempenham um papel central nesse cenário. Esse processo permite combinar informações detalhadas sobre o histórico médico do paciente, o que oferece uma visão holística da saúde de um indivíduo, permitindo uma compreensão mais profunda das condições médicas e necessidades específicas de cada pessoa. A padronização de protocolos e formatos de dados também permite uma integração mais fácil, melhorando a colaboração entre profissionais de saúde e facilitando a continuidade do cuidado,” afirma a médica.

Valda Stange, CEO da TopMed, complementa que ao analisarem grandes conjuntos de dados, profissionais de saúde podem identificar padrões, correlações e tendências que seriam difíceis de serem percebidos de outra forma.

“Essa abordagem refinada na análise de dados não só promove diagnósticos mais acurados, mas também gera planos de tratamento mais eficazes", afirma Stange. Além disso, ela destaca a relevância da integração de algoritmos e inteligência artificial na interpretação de dados. Essa integração não apenas aprimora a precisão, mas também acelera significativamente os processos decisórios, permitindo respostas mais rápidas e efetivas”.

A utilização de inteligência artificial e aprendizado de máquina na análise de dados é outra dimensão importante da telemedicina, pois também contribui para superar barreiras geográficas e proporcionar acesso a cuidados especializados a qualquer momento. Essas tecnologias, observa Renata Zobaran, podem ajudar na identificação de diagnósticos mais rápidos e personalização de tratamentos, melhorando a eficiência dos cuidados de saúde.

“É fundamental que a telemedicina seja implementada de maneira ética e com a devida consideração pelos aspectos humanos da área. A relação médico-paciente, mesmo a distância, deve ser preservada, garantindo que a tecnologia seja uma facilitadora e não uma barreira para a empatia e compreensão”.

A AWS, plataforma de computação em nuvem da Amazon, é um pilar de inovação no setor de saúde, marcando sua posição com uma infraestrutura confiável e escalável. Com um foco determinado em eficiência e avanço tecnológico, a AWS se destaca por oferecer uma ampla variedade de serviços que incorporam Inteligência Artificial para análise de dados. Esta capacidade não apenas facilita avaliações complexas, mas também é crucial na extração de insights vitais, fundamentais para a implementação de estratégias efetivas em saúde populacional. A AWS se posiciona, portanto, como uma força líder no campo da saúde digital, impulsionando a transformação e melhorando significativamente a entrega de cuidados de saúde.

TopMed: Com sede em Florianópolis, a TopMed é a maior do setor na região Sul e figura entre os cinco principais players brasileiros do seu mercado. Com o objetivo de melhorar a saúde no país, oferece mais de 20 soluções em saúde digital, todas desenvolvidas com foco na experiência do paciente e em fazer a diferença nas organizações e municípios que as utilizam.

 

Serviço:

O quê: EventoPotencial do uso dos dados na inovação da saúde”, promovido pela TopMed e Amazon Web Services;

Quando: 19/02, a partir das 9h;

Onde: Sede da Amazon - Edifício JK, Av. Chedid Jafet, 200, São Paulo.

O evento também pode ser acompanhado na modalidade online pelo link: https://chime.aws/2379410768


Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page