Veja dicas para manter a rotina de exercícios nas férias
Durante as férias, manter uma rotina de exercícios pode ser um desafio. É muito comum as pessoas mudarem seus horários de treinamento devido à maior flexibilidade ou, por conta de viagens, diminuírem ou até mesmo interromperem suas rotinas de treinamento.
Para entender melhor como lidar com essas dificuldades e manter-se ativo mesmo fora da rotina habitual, conversamos com Rafael Olher, doutor em Educação Física, bacharel em Nutrição e professor no Centro Universitário UNICEPLAC.
“Uma sugestão é manter a rotina de exercícios nos mesmos horários. Caso a pessoa esteja viajando e não tenha acesso a uma academia, uma alternativa é optar por atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta. Manter uma rotina de atividades de pelo menos 30 minutos, duas vezes por semana, é suficiente para que não haja prejuízos no rendimento esportivo quando as atividades habituais forem retomadas. O importante é buscar manter o ritmo das atividades físicas sem deixar de curtir e se divertir durante as férias”, orienta Rafael. Veja a entrevista com o especialista.
De que maneira a mudança de ambiente, como viagens para locais com climas diferentes, pode afetar a prática de exercícios físicos e quais são suas recomendações para adaptação?
Pensando em viagens nacionais, as mudanças podem não ser muito bruscas, mas podem incluir variações na temperatura, umidade, altitude e qualidade do ar, que impactam o desempenho e o bem-estar durante os exercícios.
Em ambientes de maior temperatura, é importante tomar cuidado com a desidratação e a insolação. Já o clima frio pode demandar maior tempo de aquecimento, devido à dificuldade do corpo em estar pronto para uma sessão de exercício. É importante usar vestimentas adequadas para cada tipo de clima.
Locais com alta umidade dificultam a evaporação do suor, reduzindo a capacidade do corpo de se resfriar e aumentando o risco de superaquecimento. Locais de baixa umidade podem aumentar os casos de desidratação e promover secura das vias respiratórias e sangramento nasal. Nesse caso, a hidratação é fundamental. Uma dica importante é não deixar o corpo sentir sede.
Quais os cuidados durante viagens internacionais?
Para lugares com condições climáticas mais extremas (altitudes muito elevadas, frio ou calor intenso), é importante que haja uma aclimatação prévia para que o corpo se adapte à condição local. Normalmente, isso pode levar semanas. Uma sugestão é, ao chegar no local, perguntar sobre os melhores horários para a prática do exercício e diminuir a intensidade do treino, pensando em apenas manter a rotina de exercícios.
Quais exercícios podem ser realizados sem a necessidade de equipamentos específicos e como eles podem ser tão eficazes quanto os treinos feitos em academias?
Existe uma modalidade de treinamento de força chamada calistenia, que são exercícios realizados com o peso do próprio corpo para treinar os músculos. Esses exercícios trabalham força, flexibilidade, agilidade e coordenação, sendo uma estratégia interessante para quem não tem acesso a uma academia, como durante uma viagem, por exemplo. Se os exercícios forem bem orientados quanto à execução e quantidade, podem ser tão eficientes quanto as sessões de treinamento realizadas em academia. No entanto, é fundamental buscar orientação com um profissional de Educação Física para esta questão.
Quem vai ficar em Brasília, quais estratégias para aproveitar locais como o Parque da Cidade e outros cenários para a prática de exercícios físicos?
As pessoas que moram em Brasília são muito privilegiadas em relação à prática de exercício físico, pois possuem muitos locais estratégicos para diversas práticas de movimento, como o próprio Parque da Cidade, que possui pistas para corrida, ciclismo, patinação, além de quadras esportivas e diversos ambientes para grupos e famílias realizarem atividades diversas.
Temos também o Eixão do Lazer, que, além de ser um local para prática esportiva, possui uma série de atividades culturais. O Lago Paranoá oferece opções para atividades aquáticas e conta com vários pontos de acesso, como o Parque da Asa Delta e a Prainha do Lago Norte. E o Parque Nacional de Brasília, popularmente conhecido como Água Mineral, que além de piscinas, conta também com espaço para trilhas.
Acredito que as estratégias devem ser elaboradas de acordo com as atividades planejadas. Se for uma sessão de exercício físico, é mais interessante que seja realizada no início da manhã ou próximo ao final da tarde, principalmente por conta da temperatura e umidade relativa do ar. Conhecer previamente as regras dos locais para que não haja surpresas desagradáveis é fundamental. E o principal: aproveitar o dia, se exercitar e curtir com a família e os amigos.
Comentários