top of page

Vinho e Salada de arroz crocante

Falta quase um mês para estação mais quente do ano acabar, mas os dias seguem quentes nas principais capitais do país. Pensando nisso, o chef Gabriel Nigro, que tem mais de 60.000 seguidores no Instagram, onde apresenta receitas super criativas e fáceis de preparar, ensinou a fazer uma deliciosa salada para harmonizar com vinho.

 

Os ingredientes no geral são os que temos em casa ou bem fáceis de encontrar nos supermercados. O preparo? Até quem não tem a veia de chef consegue improvisar. Como sugestão de Gabriel, ‘Salada de Arroz Crocante’. 

 

Para acompanhar, os vinhos da região da Península de Setúbal, uma região bem “praiana” de Portugal, que lembram nosso clima por aqui e por isso combinam tão bem. Entre os rótulos escolhidos, Fernão Pó Regional Rosé e o Camolas Selection Reserva. 

Agora é mão na massa! Bom apetite!

 

Para acompanhar uma taça de rosé, Salada de arroz crocante.

 

“Uma das melhores maneiras de reaproveitar aquele arroz que você deixou na geladeira”, fala Gabriel.

 

A Salada de Arroz Crocante é super gostosa e refrescante, perfeita para comer sozinha ou como acompanhamento nesse calor!

 

Para preparar 3 porções generosas, anote os ingredientes:

1 xícara de arroz integral cozido

2 col. sopa de extrato de tomate

1 col. sopa de açúcar mascavo

Opcional: 1 col. sopa de missô

½ col. sopa de azeite

1 alface americana

½ maço de salsa

200g de tomate cereja

Suco de 1 laranja

2 col. vinagre balsâmico

¼ de xícara de azeite

200g de ricota fresca

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Passo a passo:

1 - Misture o arroz com o extrato, o mascavo, o missô e a ½ col. sopa de azeite e espalhe sobre um papel manteiga furado e untado dentro do cesto de uma AirFryer. Leve para assar a 180°C por 20 min ou até ficarem bem crocantes;

 

2 - Enquanto isso, higienize os legumes, pique a alface e a salsa grosseiramente, parta os tomates cerejas ao meio e misture numa tigela com o suco de laranja, o balsâmico, o azeite e o arroz, quando estiver esfriado, sem deixar de temperar com o sal e a pimenta;

 

3️ - Sirva com pedaços da ricota por cima regando com o molho que ficou no fundo da tigela e um pouquinho do arroz crocante.

 

Sugestão de vinhos para acompanhar: 

 

Camolas Selection Reserva (Rosé, 2019) - No aroma é marcado por notas cítricas e florais frescas. Paladar: A boca é marcada pela excelente frescura e acidez onde o sabor frutado se destaca. Com alguma doçura, que lhe confere expressividade e apetência. Para ser bebido a sós ou acompanhado por pratos leves de Verão. Fim de boca persistente e estruturado.

 

Fernão Pó Regional Rosé 2020 - Vinho rosé leve e extremamente refrescante, 100% com uva castelão

 

Para mais informações sobre os vinhos e onde encontrar acesse: Link

Para mais receitas e informações sobre o chef Gabriel Nigro acesse: Link

תגובות


bottom of page